Porque é importante investires em Marketing Digital no teu negócio?

Porque é importante investires em Marketing Digital no teu negócio? Se calhar já deste por ti a pensar nisto.

Atualmente, o Marketing Digital está cada vez mais presente em todos os setores de negócio. Claro que nuns mais e noutros menos, mas em todos tem vindo a ganhar uma maior influência e importância.

Uma cabeleireira pode sobreviver sem Marketing Digital? Claro que pode! Mas vai chegar a mais pessoas além das que habitam ou trabalham naquela área geográfica em que ela se encontra? Dificilmente.

Quando as empresas começam e têm uma dimensão menor, por norma focam-se em ganhar clientes da sua área geográfica de atuação e, aqui, o Marketing tradicional funciona bem: colocar cartazes, distribuir flyers noutros pontos principais da região, etc.

Mas chega a um ponto em que tanto os negócios mais óbvios, como os menos evidentes, beneficiam de estratégias de Marketing Digital que os vão ajudar a expandir, a atingir novos clientes e, ainda, a reter os atuais consumidores.

E porque é que a minha empresa deve estar presente ou ainda mais presente no Marketing Digital? Provavelmente estás a pensar nisso. E claro que nós te vamos dar aqui as principais razões.

A transição de Marketing tradicional e convencional para o Marketing Digital é complicada e exige um grande esforço das empresas, quer a nível de recursos humanos, quer a nível de recursos financeiros. Mas, este deve ser um processo que deve ser interiorizado pelas empresas como um investimento importante, que trará um grande retorno: novos clientes, novas fontes de receita, entre outros aspetos.

Razão #1

O número de potenciais clientes que consegues encontrar online é substancialmente maior do que o número de clientes que consegues atrair localmente. Recorrendo a estratégias de Marketing Digital, consegues alcançar uma audiência mais global, mais ampla, de uma forma mais eficiente, escalável e mensurável.

Razão #2

Consegues monitorizar e acompanhar o comportamento da tua audiência. Seguindo os passos que o teu público dá na Internet, a forma como se comporta no teu website, nas tuas redes sociais, tu consegues criar formas de atraí-lo e retê-lo nos teus canais.

Razão #3

Também através da monitorização de comportamentos, podes ficar a conhecer com maior detalhe as características, gostos e interesses do teu público. Desta forma, podes adaptar a tua comunicação, tornando-a mais eficaz, mais apelativa aos olhos do teu público alvo.

Ao conheceres o teu público, aumentas o nível de envolvimento dele com a tua marca, contribuindo para que se torne num público fiel à tua marca.

Razão #4

Quando alguém tem interesse no teu negócio diretamente ou no nicho em que atuas, a primeira coisa que fazem, é uma pesquisa online para verificar o que podem encontrar sobre o teu negócio/produto/serviço.

Nos dias de hoje, os consumidores esperam, ao pesquisar determinada marca, encontrar imediatamente a sua presença num website ou redes sociais, bem como críticas e avaliações de outros consumidores que os vão ajudar a tomar uma decisão no momento da compra.

Estudos indicam que cerca de 87% dos consumidores leem as avaliações online dos outros consumidores. Querendo isto dizer que o teu público está presente no online e, se ele te procurar lá e não te encontrar, vai simplesmente procurar alternativas.

Razão #5

Podes acompanhar a tua concorrência, estudar líderes de mercado e delinear a tua estratégia tentando melhorar ou acompanhar aquilo que os outros já fazem.

Existem várias ferramentas que te podem ajudar nesta pesquisa:

  • Facebook Ads Library – Podes pesquisar por qualquer marca e ver se fazem publicidade no Facebook e que tipo de conteúdo utilizam. É uma ótima ferramenta para inspiração e, também, para manteres a tua concorrência debaixo de olho.
  • Semrush e Ubersuggest- plataformas que te permitem avaliar Keywords
  • BuzzSumo – ajuda a rastrear conteúdo e influencers populares
  • Google Alerts – ajuda-te a rastrear as menções de qualquer concorrente que decidas pesquisar.
  • Entre outras.

Ao pesquisares, estudares e perceberes as melhores práticas de outras empresas, poderás adaptar a estratégia do teu negócio da melhor forma.

Razão #6

Estás a um clique dos teus clientes! Imagina que tens uma loja física e não vendes por outro meio. Estás aberto das 9h às 19h, isso quer dizer que o teu período de vendas acontece durante essas 10 horas que estás aberto ao público.

Agora imagina que tens a tua loja física e, também, uma loja online que está aberta 24h. Acabaste de ganhar mais 14 horas de venda. Sim, podes vender durante as 24h de cada dia a mais pessoas. Por isso não só tens a vantagem de chegar a pessoas fora da tua zona geográfica como, também, tornas mais conveniente uma compra em qualquer horário do dia.

Existem muitas outras razões para investires em Marketing Digital no teu negócio, mas quisemos trazer-te aqui as mais óbvias e mais fundamentais.

E como podes investir em Marketing Digital para a tua empresa?

Se tu trabalhas sozinho no teu próprio negócio e ainda não te encontras numa fase em que podes crescer equipa, a nossa principal sugestão é que tentes começar a aprender sobre alguns conceitos básicos. Se ainda não tens um website, como o podes criar? Se ainda não publicas nas redes sociais, que tipo de conteúdo podes começar a partilhar? Se queres lançar uns anúncios, que tipo de canais fazem sentido para o teu negócio e como utilizas as plataformas?

Todas estas perguntas têm resposta em cursos e programas próprios de Marketing Digital. Podes começar por pesquisar e absorver o conteúdo gratuito que existe e passar depois a conteúdo pago, mais personalizado e, também, mais avançado. Damos-te algumas dicas sobre como podes manter-te atualizado e aprender sobre Marketing Digital aqui.

Agora num outro cenário em que tens recursos e vontade de crescer a equipa, o nosso conselho para começares a investir em Marketing Digital é que contrates, pelo menos, um colaborador que assegure todas as questões anteriores.

Com este novo membro na tua empresa, totalmente dedicado e focado em criar um planeamento e estratégias de Marketing Digital, vais começar a notar o crescimento da tua empresa.

Mas contratar a pessoa certa pode ser desafiante e, se não tiveres conhecimentos de Marketing Digital e do que precisas para escalar o teu negócio, poderá ser complicado perceber quais são as tuas necessidades e que requisitos os candidatos à tua vaga devem preencher.

Neste sentido, seria bastante benéfico contratares o membro da tua equipa connosco, a MKTalent. Por percebermos esta dificuldade das empresas, focamo-nos em recrutamentos de profissionais de Marketing Digital e outras áreas tecnológicas assegurando, assim, a pessoa certa para as necessidades de cada cliente.

Se este artigo te deixou com vontade de investir em Marketing Digital e tiveres a certeza que queres fazer a tua equipa crescer, podes falar connosco.

O Marketing Digital é o segredo para o crescimento da tua empresa, acredita.