5 formas de aprofundares os teus conhecimentos em Marketing Digital

5 formas de aprofundares os teus conhecimentos em Marketing Digital ➡ O Marketing Digital é um mundo vasto de oportunidades e, ao contrário da maioria dos setores, que enfrentaram e continuam a enfrentar grandes dificuldades devido à pandemia, o Marketing Digital pertence à pequena fatia de áreas que beneficiam com os 2 anos de altas restrições e confinamento.

E porquê? Porque, obviamente, as pessoas passaram a comprar mais online. Quem ainda não comprava online, passou a fazê-lo e quem já comprava, tornou-se ainda mais ativo, quer fosse por necessidade (bens essenciais, como comida, farmácia, etc), ou mais por divertimento e lazer (roupa, tecnologia, etc).

As empresas, nomeadamente negócios locais com venda física, viram aqui a urgência de se adaptarem e chegar aos seus clientes e potenciais clientes de uma forma online. 

Portanto, se esta já era uma área importante, hoje em dia é imprescindível e fundamental.

Ao haver mais procura, é natural que se torne cada vez mais competitiva também.  E se tu trabalhas com Marketing Digital, sabes muito bem do que falamos. A competência pode ser feroz e a principal dica que te damos é: mantém-te atualizado! Não, não importa se fizeste o curso x em 2010, ou se tiraste o mestrado na melhor escola do país há 5 anos. Interessa, sim, o que sabes no dia de hoje.

E como te podes, mesmo, manter atualizado? Damos-te aqui algumas dicas para que o possas fazer da melhor forma e para que possas aprofundar os teus conhecimentos em Marketing Digital.

1. Segue especialistas de Marketing Digital nas redes sociais

Existe muito a tendência de partilha diária de conteúdo que te pode ajudar por parte dos especialistas. No entanto, sendo o Marketing Digital uma área tão vasta, o nosso conselho é que faças uma seleção dos profissionais com os quais sentes que podes aprender exatamente aquilo que precisas. É importante que cries algum tipo de filtro, porque quantidade não é igual a qualidade, de todo. 

Segue os profissionais que sabes que te vão acrescentar algo, que te vão agregar valor e conhecimento. Se seguires todos e mais alguns sem qualquer tipo de regra, aí só vais criar ruído e, ao receberes informação variada de diferentes fontes, o mais provável é que crie um efeito contrário ao desejado e dê asas à “desinformação”.

O que deves ter em consideração ao seguir os especialistas nas redes sociais:

  • Se o tipo de conteúdo que publicam é do teu interesse: faz um scroll pelo feed desse profissional e tenta perceber se te identificas com o conteúdo, ideias e experiências que partilha. Se sentes que é um nível demasiado avançado ao teu, talvez não devas começar a acompanhar já o seu conteúdo.
  • Tenta perceber, também, se a frequência com que publica é suficiente para a quantidade de informação que precisas de reter.
  • Analisa se é um especialista com experiência na área que procuras aprender. 
  • Se conseguires perceber que já sentiu as tuas dores e fez um percurso semelhante ao teu, melhor ainda!

Não queremos que isto pareça um bicho de 7 cabeças, ou que sintas que tens de criar um excel com todos os prós e contras de seguir a pessoa x ou y. Nada disso! O que queremos dizer-te é que seguir todos os especialistas de Marketing Digital que encontras nem sempre é bom, porque vai ser tanta a informação, às vezes contraditória porque, naturalmente, as opiniões divergem, que vais acabar por te sentir perdido. E é por isso que aconselhamos que faças uma pequena seleção, vais ver que vai ajudar e que vai ser muito útil para aprofundares os teus conhecimentos em Marketing Digital.

2. Assiste a aulas gratuitas

Quem nunca viu algum especialista a anunciar uma aula gratuita?

O que é certo é que esta é a nova tendência porque, naturalmente, é a forma mais vantajosa de um profissional transmitir os seus conhecimentos, chegando a mais pessoas. 

E, a verdade é que estas aulas gratuitas têm vindo a assumir um grande papel, tornando-se comuns até noutras áreas, como contabilidade, maquilhagem, fotografia, entre outras.

Estas aulas são, por norma, um bom ponto de partida para começares e para voltares a ter aquela motivação e dedicação em “voltar a estudar”.

Dica: para veres do que estamos a falar, podes assistir a uma rubrica de aulas gratuitas que te sugerimos aqui.

3. Integra grupos (Facebook, fóruns, etc)

Integrar grupos onde se fala diariamente da temática é importante. Tens uns quantos em Portugal, grupos de Facebook, fóruns, onde podes entrar sem qualquer contrapartida. Aqui, tal como na questão de seguir especialistas, deves ter algum filtro na escolha dos grupos. 

São, por norma, locais onde te vais poder conectar com pessoas com interesses semelhantes aos teus.

Aqui, além de poderes aprender com as publicações dos membros, é normalmente um local seguro para colocares as tuas dúvidas e problemas.

É, também, um local propício para encontrares e explorares novas oportunidades de trabalho.

Alguns grupos que te sugerimos:

🠮 Publicidade Online por Roberto Cortez – Comunidade Portuguesa de Gestores de Publicidade Online, Marketing Digital e E-Commerce

🠮 Marketing Digital – Portugal

4. Vai mais além e junta-te a uma comunidade. Investe em ti.

As aulas gratuitas são suficientes até um certo ponto! Chega uma fase em que o conteúdo que precisas de absorver é muito mais do que aquele que te vão ensinar nessas aulas. 

É neste ponto que deves investir em ti e investir sem medo. Porque acredita, se aproveitares todo o potencial de uma comunidade, vais ter retorno maior do que aquele que imaginavas.

Nós aconselhamos comunidades como o Programa de Aceleração Digital, onde além de todo o conteúdo técnico que aprendes, estás rodeado de pessoas com as mesmas ambições e mindset.

Existem áreas em que podemos caminhar sozinhos e evoluir. No Marketing Digital, sabemos com toda a certeza que é uma área que, para irmos mais longe, precisamos de ter um mentor e uma tribo.

Porque é importante teres um mentor?

Em primeiro lugar um mentor é alguém que te apoia e dá orientação.

1 – Dão, muitas vezes, o primeiro empurrão nas carreiras.

2 – Ajudam a clarificar e definir objetivos e o nosso propósito.

3 – Aumentam a nossa confiança em nós mesmos.

4- Expandem a nossa rede de Networking e daí advêm novas oportunidades.

5 – Transmitem-nos conhecimento e experiência inigualável.

Como podes encontrar o teu mentor? Procura no mercado quem está mais próximo de te conseguir oferecer aquilo que procuras e deves pensar no seguinte: quão próximo queres estar do teu mentor? Queres aprender apenas questões técnicas? Procuras orientação na tua carreira? Faz a tua pesquisa e, com base em testemunhos, conversa com colegas e membros de comunidades, percebe qual o mentor que mais te conseguirá ajudar a crescer.

Não tenhas medo de arriscar e de investir em ti. Acredita, cada cêntimo investido em ti próprio irá trazer-te um retorno quase imensurável.

5. Procura sempre aplicar os conhecimentos novos

Aprender a teoria por si só não é suficiente para escalar profissionalmente, acredita.

Podes estar em mil cursos, seguir os melhores profissionais e estar rodeado da melhor comunidade… Mas vale de muito pouco se não puseres mãos à obra e se não aplicares o que tens vindo a aprender. 

Sim, claro que existem outras áreas de formação onde a teoria vem em primeiro lugar. Mas acredita, no Marketing Digital, nada te vai ensinar mais do que tentar, fazer errar e refazer, testar e vivenciar. 

Só assim irás crescer e ganhar a confiança que precisas a nível profissional e, consequentemente, serás notado no mercado de trabalho.

E como podes por os teus conhecimentos em prática?

Conclusão

No Marketing Digital não existe um “eu já sei tudo”. Se alguém algum dia te disser isso, não acredites. Nem os melhores profissionais sabem tudo. A realidade é que numa área como esta, todos os dias, quase a cada minuto, podemos aprender algo novo.

E se tu queres ser um grande profissional, se queres escalar e crescer, tens de ter esta mentalidade, ter a sede de querer saber sempre mais e mais, de testar sem medo.

Acabamos como começamos: não tenhas medo de investir em ti próprio, mantém-te atualizado! É assim que o mercado te vai valorizar. Não precisas de ser o mais inteligente da sala, mas se fores o mais corajoso e informado, acredita, isso vai-te levar muito longe.