TOP 10 perguntas para recrutar um especialista em Google Ads em 2024

TOP 10 perguntas para recrutar um especialista em Google Ads em 2024 → Num mundo cada vez mais digital, a publicidade online tornou-se essencial para aumentar a visibilidade das marcas, alcançar novos clientes e impulsionar as vendas.

Assim, para alcançar os objetivos mencionados, o Google Ads é uma das ferramentas do marketing digital mais poderosas e eficazes. Esta ferramenta permite a exibição de anúncios relevantes aos utilizadores que procuram determinados produtos ou serviços. No entanto, gerir campanhas de Google Ads pode ser complexo e requer um conhecimento técnico especializado. Por essa razão, um especialista em Google Ads irá certamente ajudar a sua empresa a tirar o máximo de partido da plataforma. Como? Otimizando as campanhas de forma a alcançar o público-alvo certo, aumentando o tráfego no seu site ou aplicação, potencializando a conversão em vendas, e consequentemente, maximizando o retorno sobre o investimento.

Análise de resultados

Para dar seguimento ao artigo, vamos então apresentar o top 10 perguntas para recrutar um Especialista em Google Ads em 2023. Estas perguntas vão ajuda-lo a identificar se o candidato é adequado para a vaga e garantir que realiza as suas funções com sucesso:

1. Indique as principais diferenças entre uma campanha de Performance Max para E-Commerce e uma campanha de Standard Shopping.

R.: As principais diferenças entre uma campanha de Performance Max para E-Commerce e uma campanha de Standard Shopping são: a automação e o controlo. 

Deste modo, as campanhas de Performance Max utilizam a automação do Google para atingir o maior número de conversões (os objetivos ao nível da conta ou da campanha) em tempo real, com lances inteligentes e nos diversos posicionamentos disponibilizados pelo Google. Como é o próprio algoritmo a seleccionar os posicionamentos e os lances, o controlo que temos sobre estas campanhas é muito reduzido. Por outro lado, é uma campanha muito mais poderosa em termos de alcance, uma vez que cobre todo o universo Google em termos de possibilidades de campanhas e ainda otimiza em tempo-real os lances, de acordo com a aprendizagem feita pela mesma. 

Já as campanhas Standard Shopping são as campanhas tradicionais de shopping. Ao contrário das Performance Max, estas campanhas permitem um controlo total em relação à estratégia de lance, ao CPC (custo por clique) máximo e aos posicionamentos. A otimização das mesmas fica totalmente do lado do anunciante, sem recurso à automação do Google.

2. O que é o índice de qualidade?

R.: O índice de qualidade é a pontuação atribuída pelo Google referente à qualidade do anúncio. Esta pontuação tem em consideração três pontos: a CTR (taxa de cliques) prevista, a relevância do anúncio e a experiência de utilização da página de destino. Quanto mais elevada for esta pontuação, mais relevância terá o anúncio.

3. Indique três formas de melhorar a quota de impressão.

R.: Três formas de melhorar a quota de impressão são através do aumento do orçamento da campanha, através do aumento do lance e através da melhoria do anúncio

4. Explique a diferença entre termos de pesquisa e palavras-chave.

R.: A palavra-chave é a palavra ou frase que selecionamos num grupo de anúncios para atingir um determinado público-alvo. Já o termo de pesquisa é a palavra ou frase que os utilizadores introduzem no motor de pesquisa

5. Refira três tipos de estratégias de lance disponíveis no Google Ads e explique como funcionam.

R.: Em relação a estratégias de lance disponíveis no Google Ads, existe a estratégia de CPC (custo por clique) manual, que permite que o anunciante defina um teto máximo de custo por clique. É uma estratégia interessante principalmente para quem tem a necessidade de controlar os custos. Existe também a  estratégia para maximizar conversões, em que os lances são definidos automaticamente pela plataforma, com o intuito de obter o maior número de conversões possível dentro de um orçamento pré-estabelecido. Finalmente a estratégia CPA (custo por ação) alvo, que é uma estratégia de lance automática mas com o objetivo de definir um custo máximo por ação ou objetivo.

6. Indique dois tipos de campanhas, que criaria em Google Ads, para promover um e-commerce. Explique o porquê da sua escolha.

R.: O primeiro tipo de campanha para promover o e-commerce seria a Campanha de Anúncios de Pesquisa Dinâmica (DSA – Dynamic Search Ads. Consiste em anúncios na rede de pesquisa capazes de analisar as páginas do site e apresentar anúncios apenas em pesquisas relevantes. São anúncios bastante adequados para e-commerce, uma vez que cobrem todo o site, não existindo por isso a necessidade de criar campanhas para cada tipologia de produto. Além disso, é possível escolher apenas determinadas categorias de produtos e até páginas específicas de produtos. Também é possível fazer exclusão de páginas que não sejam do interesse da empresa promover, como por exemplo artigos de blog.

O segundo tipo é a Campanha de Shopping. Este tipo de campanha é imprescindível para quem anuncia um e-commerce no Google Ads. Os anúncios são bastante visuais e apresentam informação detalhada dos produtos apresentados, por isso, os cliques neste tipo de campanha tendem a ser mais relevantes. O tráfego que chega ao site é considerado mais qualificado e com uma intenção de compra mais elevada. Adicionalmente, as campanhas de shopping são mais simples de implementar, precisando apenas de associar um feed de produtos atualizado.

7. Explique o que significa cada uma destas métricas: CPM, CPV e CPC.

R.: A métrica CPC (custo por clique) refere-se ao custo por clique. O CPM (custo por mil impressões) refere-se ao custo a cada mil impressões recebidas, independentemente do número de cliques associados. O CPV (custo por visualização) refere-se ao custo por visualização em campanhas de vídeo: uma visualização é contabilizada sempre que um utilizador vê, no mínimo, 30 segundos , ou interage com o mesmo (no caso do vídeo ser inferior a 30 segundos, será a duração correspondente do anúncio).

8. Refira três formas de melhorar a posição de um anúncio

R.: Podemos melhorar a posição de um anúncio aumentando o CPC (custo por clique) máximo, melhorando a usabilidade da landing page ou página de destino e a relevância do anúncio.

9. Quais as vantagens e desvantagens de usar a correspondência de palavras-chave ampla?

R.: A correspondência de palavras-chave ampla apresenta anúncios em pesquisas relacionadas com o significado das palavras-chave inseridas no grupo de anúncios. Neste caso, podem ou não incluir os termos das palavras-chave. Por isso, a sua principal vantagem em relação às restantes correspondências de palavras-chave, é o alcance que pode ter. Com este tipo de estratégia não precisamos de tentar prever todo o tipo de variantes em termos de pesquisa que o nosso público-alvo poderá fazer. A principal desvantagem é a falta de controlo, pois o anúncio tanto poderá aparecer em pesquisas mais específicas como em pesquisas mais amplas. Por essa razão poderemos ter o mesmo CPC (custo por clique) para pesquisas em diferentes etapas no processo de decisão de compra.

10. Refira três formas de otimizar o feed de produtos para anúncios de Google Shopping.

R.: Existem várias formas de otimizar o feed de produtos para anúncios de Google Shopping e três delas são: incluir os atributos mais importantes do produto no título (por exemplo: género, cor, marca etc), utilizar imagens de qualidade para que seja perceptível de que produto se trata e aumentar o CTR (taxa de cliques) melhorando as descrições do produto com informações relevantes.

Conclusão

Para concluir, o Google Ads é uma ferramenta preponderante para alcançar novos clientespotencializar os resultados do seu negócio.

Posto isto, se já tinha pensado em recrutar um Especialista em Google Ads e é por essa mesma  razão que está a ler este artigo, possivelmente deparou-se com alguns desafios: já sabe que serão horas, dias e até semanas a filtrar perfis de entre centenas de candidaturas, em que mais de 90% não têm relevância para a função. Para além disso, terá de marcar e realizar entrevistas de candidatos em pode até acabar por perceber que não são o que procura para a sua equipa. Pior ainda, é quando recruta e ao fim de pouco tempo se apercebe de que aquela pessoa não corresponde às expectativas. No final, acabará por ter de despedir e iniciar o processo todo de novo.

Assim, para que o processo se torne menos penoso e a seleção seja mais eficaz, colocar as perguntas certas durante o processo de recrutamento e seleção de um especialista em Google Ads é fundamental. Isto porque requer a identificação de habilidades técnicas, conhecimentos e experiência específicos, que o candidato deve possuir para ser capaz de executar o seu trabalho de forma eficaz.
Além disso, pode sempre optar por uma solução mais rápida e segura: uma empresa de recrutamento e seleção especializada em marketing digital. Nesse caso, a MKTalent pode ajudar, uma vez que fazemos todo o processo por si mas à medida da sua empresa, com uma taxa de sucesso de 100%. Não perca mais tempo, marque já uma reunião aqui: