Como diminuir os custos de recrutamento?

Como diminuir os custos de recrutamento → A rápida e constante expansão do mercado de trabalho, tem levado à criação de novas posições de trabalho. De forma a que as empresas continuem competitivas e acompanhem o crescimento nesta nova era digital, devem planear e definir estratégias de forma eficaz, principalmente no processo de recrutamento e seleção. Para tal, os gestores de recursos humanos deparam-se com duas opções de recrutamento: promover a posição aos colaboradores que trabalham na empresa ou contratar novos colaboradores externamente.

Além disso, as empresas podem optar pela contratação uma consultora especialista em recrutamento e seleção de candidatos. A MKTalent é uma empresa de recrutamento e seleção especializada em marketing digital, sendo ideal para ajudar a sua empresa, caso procure um candidato na área. Contacte-nos aqui:

Ao longo deste artigo, vamos analisar as duas opções – recrutamento interno e recrutamento externo –, apresentando as respetivas vantagens e desvantagens de cada processo, para que consiga perceber qual a melhor solução de recrutamento para o seu caso específico.

Importância de um bom recrutamento

Fazer um bom recrutamento é extremamente importante, pois pode afetar diretamente o sucesso do seu negócio. Desta forma, um recrutamento bem sucedido vai conduzir à contratação de candidatos altamente qualificados e adequados para as funções em aberto. Isto irá contribuir para uma melhor performance da empresa, das seguintes formas:

  • Redução de custos: reduz os custos associados à contratação de candidatos inadequados e à sua posterior substituição;
  • Aumento da produtividade: através da seleção de candidatos com as habilidades e experiência necessárias para realizar as tarefas de forma eficiente;
  • Melhoria do ambiente de trabalho: os candidatos que são selecionados corretamente, adaptam-se mais facilmente ao ambiente de trabalho, contribuindo para uma cultura positiva na empresa;
  • Fortalecimento da equipa: a contratação de candidatos com habilidades complementares pode fortalecer a equipa, proporcionando uma maior diversidade de pensamento e novas abordagens;
  • Maior satisfação do cliente: os candidatos selecionados com sucesso tendem a ser mais dedicados e comprometidos com suas funções. Isso poderá levar a um melhor atendimento e satisfação do cliente.
Recrutamento

O que é um recrutamento interno?

O processo de recrutamento interno é um processo de seleção elaborado dentro da própria empresa, com recurso aos colaboradores já contratados. Este tipo de recrutamento atua por via de promoções ou de transferência de funcionários entre departamentos. Isto permite retê-los na organização e aumentar os seus níveis de motivação.

No entanto, apesar de parecer mais simples, o processo de recrutamento interno pode ter certas desvantagens para a organização. São elas:

  • Opções limitadas de recrutamento: a escolha pelo recrutamento interno considera apenas os colaboradores atuais, o que vai diminuir as opções de contratação. Por esse motivo, há uma maior probabilidade de haver dificuldade em encontrar o candidato certo para a posição necessária;
  • Sessões de formação: ao promover um colaborador para um cargo superior, é natural que o mesmo não possua todas as qualificações para desempenhar tal função. Deste modo, vai ser necessário apostar em sessões de formação e treino que levam tempo. Portanto, terá de recorrer ao recrutamento externo para preencher tal posição até que o colaborador esteja preparado, o que vai custar ainda mais recursos e mais tempo;
  • Desmotivação ou ressentimento: como já foi referido, a promoção dos colaboradores atuais conduz à motivação dos restantes. Contudo, aqueles que se consideram dignos de promoção, mas não foram considerados pela organização para tal, irão sentir-se desmotivados. Isto poderá originar uma dinâmica de grupo indesejada e um ambiente de trabalho perturbador.

Como fazer um recrutamento interno?

O recrutamento interno, apesar de ter um público mais limitado, pode ser feito de várias maneiras diferentes. Assim, para ajudar a escolher o candidato certo para ocupar um novo cargo, recomendamos que siga estes passos:

1.  Atualize as informações dos colaboradores

Atualize os dados de todos os colaboradores da empresa, nomeadamente as suas especializações, idiomas ou competências adquiridas. A ideia é facilitar a identificação dos profissionais que tenham o perfil procurado.

2.  Comunique a oportunidade

Faça a abertura oficial da vaga e certifique-se que todos os colaboradores têm conhecimento da mesma.

3.  Reúna com os candidatos

Converse ou reúna com os profissionais que se encaixam no perfil da vaga. Esclarecer todas as dúvidas é um passo importante no recrutamento interno. A verdade é que nem todos os colaboradores estão dispostos a assumir um cargo superior ou a aceitar mudanças na carga horária.

4.  Realize os testes necessários

Após a definição dos candidatos da vaga, a realização de testes é essencial para o apontamento das características importantes para o desempenho da função. Além disso, nesta fase é onde se devem realizar as avaliações de comportamento do futuro colaborador com os líderes. A ideia é definir se o profissional é realmente o mais adequado para a vaga e se corresponde com as projeções da empresa.

5.  feedback no final do processo de seleção

Quando finalmente selecionar o candidato mais indicado para a posição, é igualmente importante dar feedback construtivo aos candidatos que não foram selecionados. Posto isto, deve sempre preocupar-se com a transparência do processo para garantir que as próximas oportunidades de recrutamento terão uma boa adesão.

O que é um recrutamento externo?

O recrutamento externo é o processo de preenchimento de novas vagas através da contratação de novos funcionários, que irão integrar o quadro de funcionários da empresa.

É chamado de “externo”, pois concentra-se na atração e seleção de candidatos disponíveis no mercado exterior. Deste modo, é um processo que necessita de ser mais estratégico, uma vez que a atenção está no público, que é ainda desconhecido.

Assim sendo, tal como acontece no recrutamento interno, o processo de recrutamento e seleção externo possui vantagens e desvantagens para uma organização.

No que diz respeito às vantagens de recrutamento, são elas:

  • Inovação: o recrutamento externo fornece acesso a novos talentos que possuem novas ideias inovadores. Assim, irá ajudar a renovar os negócios de uma organização, principalmente no ambiente competitivo atual;
  • Mais opções de recrutamento: ao contrário do recrutamento interno, o recrutamento externo apresenta um maior leque de candidatos. Além disso, com a exposição ao mercado externo, haverá candidatos com competências variadas, sendo mais fácil de comparar e selecionar o melhor para determinada vaga;
  • Contratação de candidatos mais experientes e qualificados: o recrutamento externo garante a seleção de candidatos mais experientes e qualificados. Estes são, geralmente, mais adequados para os cargos necessários.

Por outro lado, as desvantagens do recrutamento externo pela própria empresa, são:

  • Mais custos: o processo de recrutamento externo envolve um conjunto de procedimentos e etapas até à seleção do candidato ideal. Essas etapas vão desde a publicação da vaga, até à realização de entrevistas e testes técnicos e comportamentais aos candidatos. São processos que requerem a atribuição de uma quantidade significativa de recursos, dinheiro e tempo da empresa; 
  • Risco de má contratação: uma vez que os talentos retidos para o processo seletivo vêm do exterior, a empresa não tem conhecimento acerca da forma de como o novo funcionário se vai integrar e se os seus valores estão de facto alinhados com os da organização.

Como fazer um Recrutamento Externo?

Cada etapa do processo de recrutamento externo pode e deve ser facilitada através da utilização de ferramentas digitais, nomeadamente software de recrutamento e seleção. Estas ferramentas permitem a agregação e melhor comunicação entre os portais de emprego e as redes sociais. Consequentemente, por possuir filtros mais avançados, um bom software permite a análise mais detalhada de cada candidato do processo seletivo.

De modo geral, estas são as etapas de um processo de recrutamento externo:

1. Análise da vaga

Uma das primeiras coisas que os recursos humanos devem ter em consideração são as necessidades atuais da empresa. Posto isto, antes de publicar e divulgar a vaga, é fundamental ter conhecimento acerca do tipo de perfil que pretende recrutar e quais os requisitos mínimos a serem preenchidos, para que se trace o candidato ideal.

2. Divulgação da vaga

O objetivo desta etapa está essencialmente na atração do maior número de candidatos. Para tal, é necessário deter conhecimento acerca dos melhores canais de divulgação. Deste modo, a vaga pode ser publicada em plataformas de emprego e redes sociais relevantes, como o LinkedIn, jornais e revistas. A escolha do canal indicado vai depender do grau de exigência de determinada vaga e qual o público-alvo que se pretende atrair.

3. Realização de entrevistas

A realização de entrevistas iniciais serão para filtrar ao máximo as candidaturas recebidas, até que fiquem apenas os candidatos que preenchem os requisitos da vaga. Para isso, à medida que o processo seletivo avançar, a empresa pode optar pela realização de mais entrevistas, individuais ou em grupo, para a seleção dos candidatos que se destacam.

4. Contratação

O recrutamento externo chega ao fim com a contratação do profissional que melhor se enquadra na posição. Esta etapa envolve os aspetos mais burocráticos, como a organização de toda a papelada, a assinatura do contrato, a definição do salário e data de início de trabalho.

As vantagens de contratar com consultoras de recrutamento

No seguimento da leitura anterior, deve estar a perguntar-se: “Mas então como posso fazer um recrutamento mais eficaz e contornar desvantagens como o elevado custo financeiro ou até correr o risco fazer uma má contratação?”. A resposta que temos para si é simples: contratar externamente com empresas de recrutamento e seleção. As consultoras de recrutamento são empresas que prestam serviços de recrutamento e seleção a outras empresas em diversas áreas, efetuando todas as etapas do processo. 

Um dos principais benefícios em contratar com uma consultora está no facto de possuírem recrutadores especializados. Estes irão conduzir todo o processo da melhor forma em nome da organização. Contratar com uma consultora de recrutamento pode também ajudar a organização da colocação do candidato em ativo na empresa, principalmente se a consultora for especializada exclusivamente na área pretendida. Isto acabará por poupar tempo e dinheiro à organização.

As consultoras de recrutamento vão também funcionar como entidade mediadora entre os candidatos e a organização, o que irá promover maior segurança para ambas as partes. Outra vantagem é o facto de as empresas de recrutamento já possuírem um banco de dados otimizado. Isto vai fazer com que os processos de recrutamento futuros sejam mais seguros, rápidos e eficazes, garantindo uma maior assertividade e otimização do investimento realizado. 

Geralmente as empresas não possuem software de recrutamento, uma vez que se trata de um investimento grande no curto prazo. Ao contratarem com uma empresa de recrutamento, esta desvantagem deixa de existir, uma vez que estas, geralmente, já oferecem esse serviço.

Resumindo, apenas com consultoras de recrutamento conseguirá encontrar os melhores profissionais para a área que procura, num processo eficiente de recrutamento externo.

No nosso caso, a MKTalent, é uma consultora de recrutamento especializada em recrutar para áreas do marketing digital. Como resultado, o processo de seleção tem a duração média de 2 semanas, para que o candidato selecionado inicie a sua contribuição para a organização o mais rapidamente possível.

É isso mesmo! Ao contratar com uma consultora como a MKTalent, conseguirá diminuir o tempo de seleção e recrutamento, sem pôr em causa o orçamento disponibilizado e a qualidade do talento recrutado. Fale connosco aqui:

Qual a melhor opção de recrutamento para a sua empresa?

Após esta leitura sobre recrutamento externo e interno e as respetivas desvantagens e vantagens, é natural começar a questionar-se sobre qual é a solução mais adequada para a sua empresa. Contudo, não é possível dizer qual destas fontes de recrutamento é mais vantajosa para a sua empresa, em específico. A escolha pelo recrutamento interno ou externo dependerá de vários fatores, entre eles o tipo de trabalho a realizar, a urgência do recrutamento e os recursos financeiros disponíveis.

O mais aconselhado será sempre contratar com consultoras de recrutamento e seleção, uma vez que conseguirá encontrar os melhores profissionais para a área específica que procura, num processo mais eficiente. A MKTalent pode ajudar, agende aqui uma reunião de diagnóstico.

Conclusão

O recrutamento e seleção é uma ferramenta estratégica importante para as empresas. Isto porque as organizações são as pessoas e, portanto, a seleção dos profissionais mais adequados para cada vaga tem um grande impacto no seu sucesso. Quanto mais acertado for este processo, maiores os benefícios para a sua empresa, por isso certifique-se que opta pelo tipo de recrutamento mais adequado.

No final deste artigo podemos concluir que se torna mais seguro, para a maioria das empresas, subcontratar estes serviços a empresas de recrutamento. Com isto, poderão reduzir os custos e recursos alocados a recrutamento, e ainda assim ter processos otimizados. Ao contratar com consultoras de recrutamento especializadas, terão garantias no recrutamento da pessoa ideal para a posição procurada. Deste modo, usufruirão de uma experiência muito mais tranquila, indo, no final de contas, beneficiar os dois lados: o candidato e a empresa, ao longo de todo o processo.

Para concluir, uma empresa de recrutamento e seleção vai facilitar a concretização de um recrutamento com sucesso. Irá também garantir que a empresa  ficará imediatamente equipada com as pessoas certas, para atingir seus objetivos e ser bem-sucedida a longo prazo.