Como Recrutar O Melhor Profissional De Marketing Digital?
Como Recrutar o melhor profissional de marketing digital para a sua equipa? → A era digital veio abrir novas tendências para o mercado de trabalho. A aposta na especialização por parte dos profissionais de marketing é exemplo disso, sendo que a área do marketing digital tem sido, cada vez mais, uma carreira profissional de escolha por parte de muitos indivíduos. Por este motivo, a contratação de profissionais de marketing digital torna-se essencial para a futura sobrevivência de qualquer empresa.
O Que É Marketing Digital?
O marketing digital é, nem mais, nem menos, uma vertente do marketing tradicional que se apoia a 100% no digital para a venda de produtos e/ou serviços de forma a abranger uma maior quantidade de consumidores. Dentro do marketing digital, as três grandes áreas de especialização que se podem destacar devido à sua relevância no tempo atual são o E-Commerce, ou seja, comércio online, o Mobile Marketing (atividades promocionais através de dispositivos móveis) e o Inbound Marketing ou Marketing de Conteúdos. Além disso, outras áreas de especialização, como as Redes sociais, o SEO (otimização dos mecanismos de busca), o E-mail Marketing e o Paid Media (campanhas de anúncios pagos) são consideravelmente também importantes para que o plano de marketing previamente definido e a estratégia de marketing digital estejam em concordância. Ou seja, independentemente do cargo que esse profissional de marketing digital ocupe, é essencial que ele domine todas essas áreas abordadas e que detenha de capacidades de avaliação e leitura de dados para que, com isso, consiga perceber se o plano de marketing origina bons resultados. Neste sentido, todo o marketing da sua empresa deve estar em harmonia.
Como Recrutar o melhor profissional de marketing digital para a sua equipa?
Portanto, quando chega a hora de contratar um profissional de marketing digital para a sua equipa, independentemente da sua denominação, muitas vezes pode ter dificuldades em saber como fazê-lo. Antes de tudo, o foco principal deve passar por identificar as necessidades da sua empresa e, com isso, definir qual o tipo de perfil que necessita. Com isto, pretende-se realçar que, com base nas necessidades e objetivos da sua empresa, é necessário definir se pretende recrutar um perfil mais júnior, um gerente de marketing ou, por exemplo, um diretor de marketing, três cargos com funções, responsabilidades e remunerações completamente distintas. Por exemplo, um perfil mais júnior como um estagiário de marketing será alguém que não irá contribuir tanto para a execução da estratégia de marketing digital como um gerente de marketing, que estará mais apto em executar e analisar as ações que devem ser implementas para o sucesso da empresa no mundo digital. Logo após a definição do perfil necessário, o próximo passo dá-se com a decisão de subcontratar esse serviço de recrutamento ou efetuá-lo internamente.
O marketing digital, como já foi referido, é uma área relativamente recente que evolve a uma velocidade astronómica. Recrutar internamente este tipo de profissionais pode tornar-se num risco, uma vez que muitas empresas não possuem o know-how para o fazer. Deste modo, a melhor solução passa pela recorrência a uma consultora de recrutamento e seleção especializada no marketing digital para garantir que o processo é efetuado da melhor forma possível. E é aí que nós, a MKTalent, entramos para o socorrer.
Neste artigo, será exposto detalhadamente os passos que constituem o nosso método de recrutamento e seleção, para assegurá-lo na eficácia do nosso procedimento.
Curioso? Então, continue a ler!
1. Defina o Perfil e Job-Description do profissional que procura
Antes de iniciar o processo de recrutamento e seleção em si, o nosso primeiro passo consiste no agendamento de uma reunião de kick-off com o nosso cliente, para receber insights mais detalhados sobre o perfil pretendido para a vaga em questão.
2. Publique a Promova a Vaga com a descrição mais assertiva possível
Estes insights permitem que a descrição da vaga, publicada no nosso website, redes sociais e outros portais de emprego dedicados a vagas do marketing digital, para além de websites dos nossos parceiros universitários, seja elaborada da forma mais resumida e precisa possível, como forma de não atrair candidatos não qualificados à função.
3. Triagem, seleção e Headhunting
Com a descrição da vaga já elaborada e publicada, o próximo passo consiste na triagem das candidaturas e, se necessário, no headhunting dos candidatos mais qualificados para o cargo. Este headhunting pode ser efetuado tanto através do LinkedIn ou outras redes sociais propensas à função para que recrutamos, ou na nossa base de dados e rede de contactos que contém perfis já filtrados, avaliados e validados, o que acaba por tornar o processo mais eficiente e confiável.
4. Realize entrevistas de pré-seleção
Após efetuada a triagem e headhunting mencionados no passo anterior, são realizadas entrevistas de pré-seleção com o intuito de reduzir o pipeline das candidaturas e eliminar aquelas que não vão de encontro aos requisitos da vaga e cultura da organização.
5. Avaliação técnica e comportamental dos candidatos
Com a redução e filtragem das candidaturas, o próximo passo está na avaliação dos candidatos. Para tal, contamos com os nossos consultores externos de marketing digital para a elaboração e correção dos assessments que contém questões especializadas na área para que estamos a recrutar. De seguido, com a avaliação técnica e comportamental de cada candidato, são realizadas entrevistas online com aqueles que melhor desempenho demonstraram.
6. Chegue aos 3 melhores candidatos
Através da realização de entrevistas de seleção, reunimos um shortlist dos três melhores candidatos que enviamos ao cliente, com os dados e respetivos relatórios de cada candidato para que o cliente detenha de todas as informações necessárias para realizar as entrevistas com os mesmos.
7. Delegue a decisão final ao Responsável de departamento e/ou CEO
Depois de elaborados estes cinco passos, compete ao cliente a seleção do melhor candidato. Se o cliente optou por selecionar um dos candidatos apresentados, efetuamos um follow-up de 3 meses para nos certificamos que ambas partes se encontram satisfeitas. Se, por ventura, o candidato selecionado não for o indicado para a função, elaboramos todo o processo do início ao fim, com a duração máxima de 2 semanas, mas agora gratuitamente.
Ou, Contrate uma consultora de recrutamento
Então, mas porquê contratar uma consultora de recrutamento e seleção? Esta decisão vai depender, como é claro, da dimensão da empresa, as suas necessidades e o orçamento que tem disponível. Porém, como já foi referido, a contratação de profissionais de marketing digital, por ser uma profissão moderna, é uma tarefa que pode não envolver os métodos tradicionais de recrutamento que muitas empresas estão habituadas. Portanto, neste caso, é aconselhável a contratação de uma consultora especializada nesta área, como forma de assegurar que detém dos melhores profissionais qualificados no mercado.
A MKTalent é uma consultora de recrutamento e seleção especializada no marketing digital que, num processo com duração de 2 semanas, se assegura em entregar-lhe o perfil ideal para incluir na sua equipa de marketing digital.
Conclusão
A importância de deter uma boa equipa de marketing digital, constituída com os melhores profissionais qualificados no mercado, é inegável. Seja para cargos de direção ou cargos menos experientes, a realidade é que muitas empresas não sabem recrutar este tipo de profissionais, uma vez que o marketing digital é um conceito bastante pormenorizado, onde várias variáveis estão em causa.
Por isso recomendamos que, se necessita de recrutar um profissional de marketing digital para ingressar na sua equipa, opte pela contratação de uma consultora especializada no recrutamento de profissionais desta área e confie que nós, a MKTalent, lhe iremos entregar o perfil que está à procura.