Como Usar As Redes Sociais Para Atrair Candidatos Qualificados
Como Usar as Redes Sociais Para Atrair Candidatos Qualificados → A contratação de novos colaboradores para uma organização pode ser realizada através do recrutamento interno ou do recrutamento externo. Quando aplicado o recrutamento externo, seja por iniciativa da própria organização ou pela contratação de uma consultora de recrutamento, são utilizadas plataformas digitais para a divulgação das vagas de emprego e para estabelecer contacto com candidatos que estão ativamente à procura de emprego (candidatos ativos) ou não (candidatos passivos). Sendo as redes sociais um dos pontos mais importantes dessa comunicação. As redes sociais, ou social media, é uma estrutura social composta por pessoas e organizações, que estão conectadas por um ou vários tipos de relações e compartilham valores e objetivos comuns. Deste modo, existem redes sociais mais pessoais, como o Instagram e o Facebook e redes sociais mais profissionais como o LinkedIn e o Youtube que são utilizadas com propósitos distintos. Dentro do recrutamento externo, o Facebook e atualmente o LinkedIn, são as redes sociais proporcionam uma forma mais estimulante e relaxada de chegar aos candidatos para os atrair e recrutar para uma determinada vaga.
Com este artigo queremos ajudá-lo a perceber como usar as redes sociais, passo a passo, para atrair os candidatos mais qualificados para o cargo que procura preencher.
1º Defina o seu candidato ideal e as suas qualificações
Antes da publicação da vaga de emprego, o primeiro passo a dar passa pela definição das componentes que constituem o candidato ideal que pretende atrair. Realça-se a importância em perceber quais as qualificações técnicas que o candidato deve possuir, a duração do seu percurso profissional, que tipo de ferramentas deve ter conhecimento e experiência em utilizar e, mais importante, que tipo de perfil comportamental e traços de personalidade deve possuir para que a busca por candidatos seja simplificada. Após isso, é possível criar um perfil bem estruturado, o que vai tornar o processo de recrutamento mais eficiente.
2º Descubra que redes frequenta esse candidato qualificado
Após a definição do perfil ideal do candidato, a etapa seguinte consiste em perceber quais as redes sociais que o mesmo frequenta. As redes sociais existentes são várias, por isso o segredo para o sucesso passa por selecionar quais as que vão mais de encontro à vaga e ao perfil do candidato. Por exemplo, no que diz respeito ao marketing digital, a rede social LinkedIn é a mais popular para encontrar este tipo de profissionais, uma vez que se insere mais no contexto profissional. Outro exemplo passa pelo Instagram, uma rede social mais criativa que serve como a ferramenta certa para atrair designers. Tudo passa por definir qual a rede social alinhada com o perfil da vaga.
3º Crie e otimize o seu perfil para contratar
Ao utilizar as redes sociais como canal de contratação, o ideal será criar 2 perfis sociais em cada rede, isto é, um destinado à parte de recrutamento e outra para reforçar a marca da tua organização. Na criação de um perfil destinado ao recrutamento, há certos pontos que devem ser realçados:
- Contactos pessoais, como o contacto telefónico e o e-mail devem estar atualizados e destacados para serem fáceis de encontrar por parte dos candidatos;
- Deve incluir informações relativas à empresa, ou seja, a sua atividade e presença no mercado, sendo descritas com uma linguagem simples para que qualquer candidato consiga entender;
- A foto de perfil deve ser profissional, para assegurar um maior nível de confiança aos candidatos que se deparam com a tua conta;
- O perfil deve possuir conteúdos atualizados e a conta deve estar o mais ativa possível para se tornar mais relacionável e social aos olhos dos candidatos.
3º Crie Conteúdo a pensar no seu candidato
Neste ponto, é fundamental ter em consideração qual o público-alvo. Por exemplo, se o objetivo da vaga é atrair candidatos mais séniores e experientes, o conteúdo deve ser criado tendo esses fatores em consideração. Para tal, é necessário fazer uma pesquisa sobre quais os valores que esse nicho valoriza e só depois será possível criar conteúdo em conformidade. À medida que este passo for implementado, os candidatos que pretendes atrair vão aprender mais sobre a tua organização ao fazerem perguntas e comentários, para além de partilharem o teu conteúdo.
4º Humanize a sua marca
Humanizar a marca não é mais nem menos do que torná-la apelativa ao mercado exterior, ao expor os seus valores e políticas éticas e até mesmos ideias que a tornam humana. Como exemplo, no dia internacional da mulher ou até mesmo sobre campanhas contra a pobreza e contra a fome, destacar tais datas nas redes sociais e criar publicações sobre o assunto faz transparecer o que os candidatos podem esperar da tua cultura organizacional e, com isso, aumentar a probabilidade de quererem trabalhar para a tua organização.
5º Partilhe a experiência da equipa
Através das redes sociais pode ainda criar posts onde partilhas o dia-a-dia da tua equipa na organização. Não só isso, mas pode também ser partilhado um texto ou fotografia de um colaborador que vai sair da organização para chamar mais recrutas. Estas técnicas servem para mostrar a cultura aberta e transparente da tua organização, o que acaba por tornar o processo de recrutamento mais humanizado, podendo fazer toda a diferença na hora de recrutar os melhores talentos.
6º Promova os seus conteúdos e anuncie as suas vagas
Para se certificar que os seus conteúdos e vagas de emprego chegam ao seu público-alvo, invista em anúncios pagos de posts. Estes anúncios, principalmente em redes sociais como o Facebook e o Instagram, não costumam precisar de muito investimento e são uma excelente forma de, através da segmentação, direcionar a vaga de emprego aos perfis de candidatos que pretende atrair. Se não tem a certeza de se deve ou não apostar neste método, comece por realizar um teste A/B, ou seja, a performance do anúncio com ou sem publicidade para confirmar se vale realmente a pena o investimento.
Conclusão
As redes sociais são uma ferramenta de comunicação muito poderosa no processo de recrutamento e seleção. Tendo demonstrado conseguir atrair os melhores talentos de forma mais rápida. Contudo, para que consiga valorizar o seu potencial, é fundamental implementar técnicas de gestão de redes sociais para que a sua performance seja otimizada.
Esperamos que tenhamos conseguido ilustrar, etapa por etapa, qual a melhor forma de usufruir das redes sociais no recrutamento para maximizar os resultados. Se as nossas dicas foram úteis, deixa um comentário em baixo e diz-nos qual o assunto que devemos abordar no artigo seguinte.