Top 3 funções mais bem pagas no Marketing Digital
A constante transformação digital desafia diariamente o setor de Recrutamento e Seleção, neste caso para funções do Marketing Digital. Neste sentido, existe uma maior necessidade de informação sobre as funções associadas e quais os aspetos fundamentais sobre cada uma, sendo esta uma área ainda desconhecida para muitos.
O “Wake up call” das empresas para a importância do Marketing Digital
O Marketing Digital é uma área que se encontra em constante crescimento e que cada vez mais se faz notar no mercado, nomeadamente num panorama de pandemia, onde as pessoas e empresas passaram a valorizar ainda mais esta vertente. Muitas marcas que, até há pouco tempo, apenas faziam a venda presencial, cara a cara, viram-se obrigadas a viajar para o Digital.
Os que se conseguiram adaptar, prosperaram ou, pelo menos, aguentaram a crise e as dificuldades da pandemia. Outros viram-se obrigados a encerrar, talvez pela dificuldade ou, até, o desconhecimento de explorar as oportunidades do Marketing Digital.
Facto: as pessoas estão a passar mais tempo online do que nunca
Primeiro, forçadas pela pandemia que as impedia sair de casa, agora pela facilidade de comprar a partir do conforto do sofá, as pessoas passam mais tempo a navegar pela internet do que nunca. Quer seja nas redes sociais, a fazer um scroll infinito, ou nos sites e apps das lojas preferidas, este é já um hábito que faz parte do dia-a-dia dos portugueses.
A oportunidade está criada e quem a quer aproveitar, sabe que precisa de investir em bons profissionais de Marketing Digital. O que nos leva a uma grande procura e valorização destas profissões.
As funções mais procuradas no Marketing Digital
Tem-se sentido uma grande procura de profissionais para as funções de Especialista em Marketing Digital, Gestor de Conteúdos, Data Analyst, SEO e SEM Manager, Especialista em E-commerce e em Redes Sociais. Estas funções são as mais procuradas pelas empresas que se focam na diferenciação e inovação e que pensam a longo prazo.
Conhece agora um breve resumo sobre as funções anunciadas.

O especialista em Marketing Digital (sim, assim tão vago)
Na área, é comum ser chamado de “canivete suíço”. Por norma, é alguém capaz de lidar com diferentes ferramentas de Marketing Digital, preparado para enfrentar os mais diversos desafios. A sua função consiste, maioritariamente, em definir um plano estratégico de Marketing Digital de acordo com a organização da empresa e a análise de mercado, de modo a maximizar a visibilidade online da empresa e, assim, alcançar os objetivos definidos.
O Gestor de Conteúdos
A principal função passa por criar conteúdo e planear as estratégias mais adequadas que criem interação e notoriedade com o mercado, andam de mãos dadas com as necessidades dos SEO e SEM Managers.
O SEO e SEM Managers
Para obter o máximo de tráfego para o site, as empresas precisam de ter uma classificação alta nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa (Google, Bing, etc). Embora os algoritmos dos mecanismos de pesquisa estejam constantemente a mudar, os especialistas em SEO e SEM sabem como criar conteúdo que garanta que o site de uma empresa seja visto pelo público-alvo.
- SEO – Uma abordagem que usa métodos orgânicos para aparecer nos resultados da pesquisa.
- SEM – Uma abordagem que usa métodos pagos para aparecer nos resultados da pesquisa.
O especialista em E-commerce
É o profissional responsável pela análise, revisão, recomendação e implementação de mudanças estratégicas e táticas nas plataformas online, que visam o aumento da rentabilidade do negócio.
O Gestor de Redes Sociais
A sua posição consiste em gerir a estratégia de marketing da empresa nas redes sociais, desenvolvendo o conhecimento e reputação online da marca. Controla a presença da marca nas diferentes redes sociais. Gere e produz conteúdo e analisa métricas de engagement.
O analista de dados
A sua função desempenha um papel essencial nos processos de tomada de decisões da empresa, trabalhando os dados recolhidos para fornecer uma análise abrangente e formular soluções.
O curioso aqui é que nem todas estas profissões exigem licenciatura, sendo que já existem, até, cursos profissionais ligados a E-commerce, Marketing Digital, Webdesign, para quem deseja aprofundar os conhecimentos.
Agora vamos ao que te trouxe até aqui…
Em 2021, a consultora Robert Walters fez o estudo Salary Survey sobre as faixas salariais, onde destacamos as funções do digital.
Ao longo dos últimos anos as funções associadas ao Marketing Digital têm sofrido várias alterações ao nível salarial devido ao aumento da procura destas funções e na mais-valia que estas representam para as empresas.
Cada vez mais existe escassez de alguns perfis. Isto deve-se tanto ao facto deste mercado estar a ficar cada vez mais saturado, mas também porque certas funções requerem um maior tempo para o desenvolvimento das habilidades necessárias, algo que algumas empresas, e até mesmo alguns profissionais, não estão dispostos a fazer.
Precisamente por estes motivos é que o setor do Marketing Digital tem obtido uma valorização salarial, e 30% dos profissionais esperam esse aumento este ano.
As profissões mais bem pagas do Marketing Digital são…. toquem os tambores!
Digital Marketing Manager | 50 000€ – 65 000€ |
Head of Digital | 65 000€ – 90 000€ |
Head of E-commerce | 55 000€ – 85 000€ |
Estas são as 3 funções mais bem pagas no Digital mas que, atenção, exigem pelo menos 10 anos de experiência na área. O que é perfeitamente normal, dado as responsabilidades associadas a tamanhos cargos. Isto significa que, para atingir um dia este patamar, é necessário passar alguns anos em posições de menor responsabilidade até chegar o momento em que se alcança um destes cargos.
No que toca ao Diretor de E-commerce, ou Head of E-commerce, este é um cargo que acarreta grandes responsabilidades. A receita online da empresa está diretamente ligada a ele e à estratégia que implementa.
A média salarial dos principais cargos de Marketing Digital
Atenção, as faixas salariais também variam em função dos anos de experiência dos profissionais e do nível do cargo que desempenham. Conhece as variações salariais mediante a experiência de algumas das posições mais comuns.
Posição | 2 a 5 anos de experiência | 5 a 10 anos de experiência |
Content Manager | 20 000€ – 28 000€ | 30 000€ – 40 000€ |
Digital Marketing Manager | — | 45 000€ – 55 000€ |
Digital Marketing Specialist | 20 000€ – 30 000€ | 30 000€ – 40 000€ |
E-commerce Manager | — | 35 000€ – 45 000€ |
Head of Digital | — | 45 000€ – 65 000€ |
SEO/SEM Manager | 20 000€ – 30 000€ | 30 000€ – 40 000€ |
Social Media Specialist | 18 000€ – 25 000€ | 25 000€ – 35 000€ |
Todos convencidos de que o Marketing Digital é todo um novo mundo para explorar?
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