7 formas infalíveis de atrair talento para a tua empresa
7 formas infalíveis de atrair talento para a tua empresa → A constante mudança e transformação em que o mundo se encontra leva-nos, cada vez mais, a falar da necessidade de adotar novas abordagens, na singularidade das competências como qualidades únicas dos potenciais candidatos, de forma a distingui-los no mercado de trabalho. Na MKTalent estamos bem cientes destas questões.
É assim tão fácil captar a atenção de candidatos?
É assim tão fácil captar a atenção de candidatos?
O mercado de trabalho não ficou imune a estas transformações, está diferente, os empregadores estão diferentes e, acima de tudo, os candidatos estão diferentes. Atrair e reter os melhores talentos e reduzir a taxa de abandono dos colaboradores são, hoje em dia, alguns dos maiores desafios encontrados pelos gestores de Recursos Humanos. Tudo isto, exige que as empresas desenvolvam esforços contínuos para chamar a atenção de profissionais em destaque.
O avanço tecnológico e a mudança na indústria direcionaram-nos para uma nova era, que designamos como Revolução 4.0.
A revolução 4.0 na prática
Neste contexto, este avanço não nos guia apenas para a adaptação, existe a necessidade de transformação, de gerar valor para as empresas de forma a estas ganharem vantagem competitiva e, assim, serem vistas e lembradas pelos profissionais.
Enganam-se os que pensam que esta revolução não vai para além dos avanços tecnológicos, nunca antes foi tão essencial desestruturar a ideia de que quem tem o poder “supremo” de escolha são as organizações. A realidade mostra-nos que, cada vez mais, os potenciais candidatos escolhem onde querem evoluir profissionalmente, procurando mais do que o melhor salário. O poder deixa de estar só e apenas na mão das empresas.
Perante esta perspetiva, a missão de identificar, atrair, avaliar e selecionar candidatos sofre, consequentemente, uma grande pressão, sendo o processo de seleção de talento cada vez mais complexo e exigente, tornando-se fundamental adotar novas estratégias de forma a potenciá-lo.
Como forma de ultrapassar as dificuldades e os desafios de encontrar talentos e, devido aos novos modelos de mercado surge o Social Hiring.
Social Hiring
Através de vários e diferentes canais de comunicação, bem como métodos alinhados com estratégias direcionadas para atração e envolvimento de talentos, o marketing de recrutamento investe na divulgação dos valores da empresa para identificar se os candidatos estão em sintonia com a cultura organizacional.
Os bons candidatos também fazem escolhas e estão cada vez mais exigentes, desta forma, potenciar os valores e a cultura da empresa, com vista a despertar o interesse do candidato pretendido é uma das estratégias do processo de atração e seleção.
Mas como podes transformar a tua empresa na organização em que todos querem entrar e nenhum colaborador deseja sair?
Se tens uma empresa e queres contratar, damos-te 7 formas infalíveis de atrair talento para a tua empresa que deves colocar em prática para criares ofertas irrecusáveis e, assim, atraíres e captares candidatos talentosos:
1 – Mostra os benefícios de trabalharem contigo.
Isto é, deves delinear aqueles que são os pontos fortes da tua empresa e que sabes que vão ser instantaneamente valorizados pelos candidatos. Aqui o teu objetivo passa por destacar a tua empresa de forma a criar um efeito positivo na perceção do candidato. Tal como com relações pessoais, a primeira impressão é algo que nos marca. Aqui deves pensar de forma igual e encarar que é a visão de um excelente lugar para trabalhar, que vai levar aos primeiros sinais de interesse dos candidatos.
Dica: começa por fazer um diagnóstico. Quem melhor para falar do ambiente de trabalho do que os próprios colaboradores? Ouve-os, considera as suas opiniões e feedbacks, melhora o que houver a melhorar. Aqui, os resultados servirão de base aos próximos passos para te tornares numa empresa de referência, num local onde qualquer pessoa com o perfil certo desejaria trabalhar.
2 – Conteúdo é chave!
O conteúdo promovido, que usas para divulgar a vaga, deve ser cuidadosamente selecionado. É importante que definas a mensagem que queres passar ao teu público. O teu objetivo aqui deve ser captar e conquistar a atenção dos candidatos que desejas ter como parte da tua equipa. Nesta fase, a tua preocupação deve ser nutrir, partilhar conteúdo que sabes que vai gerar curiosidade e vontade de saber mais.
Dica: Tendo já definido a cultura e o foco da tua empresa, comunica-o no teu processo seletivo. Esta é uma ótima forma para atrair candidatos que tenham valores semelhantes aos da empresa e, assim, aumentar a sua retenção. Por exemplo, se a prioridade da tua empresa é sustentabilidade, deves comunicá-lo pois, certamente, muitos candidatos se identificarão.
3 – Mantém o contacto.
É fundamental que desenvolvas contacto com os candidatos, através da divulgação de conteúdos que visem mostrar as características da organização, isto beneficiará no processo seletivo, minimizando o número de candidaturas de profissionais que não estejam dentro do perfil desejado. Mantém um discurso claro, simples de entender e que permita uma interação agradável.
4 – Quem disse que o Email Marketing tinha morrido?
Deves ter um banco de currículos atualizado, é essencial que o faças. A abordagem no email deve conter informações estratégicas de forma a manter os profissionais cada vez mais atraídos e interessados no que a tua organização tem a dizer e a dar. E porque não oferecer mais conteúdo além do óbvio? Se tens uma lista de candidatos debaixo de olho e se achares que faz sentido, envia-lhes conteúdo que sabes que vão valorizar (notícias e novidades da área, por exemplo)
5 – Se ainda não estás nas redes sociais, do que estás à espera?
O uso das redes sociais como canais de recrutamento e seleção é cada vez mais comum, as pessoas estão em contacto por todas as redes de forma diversificada e numa base diária.
Deves filtrar e analisar o teu público, perceber em que redes mais facilmente os encontras (é no LinkedIn? No Instagram?) e comunicar conteúdo que sabes que vão apreciar. Tens uma marca de roupa e queres contratar alguém com espírito jovem? Então se calhar devias criar conteúdo no Instagram. Estuda, pesquisa e avalia hipóteses. Faz com que sejas visto pelo teu público.
Algumas dicas:
- Deixa as redes sociais atualizadas – publica com regularidade;
- Mostra o dia a dia na tua empresa com fotos e vídeos;
- Cria um Blog corporativo e incentiva os colaboradores a participarem na criação de conteúdo;
- Divulga testemunhos dos teus colaboradores (formato vídeo é sempre mais poderoso).
6 – Sê criativo!
Mais do que nunca, a criatividade deve fazer parte da descrição da vaga em aberto, tornando-a atraente, levando o candidato a identificar-se de imediato.
Quando estiveres a trabalhar nesta parte e a criar a oferta para os possíveis candidatos, ou seja, o teu púbico-alvo, responde às seguintes perguntas:
- “ o que é que a minha empresa pode entregar para atender às necessidades do meu público-alvo?”
- “Como posso agregar valor ao meu público-alvo?”
- “O que é que o meu público-alvo procura para disputar uma vaga?”
7 – Employer Branding: o conceito que chegou para ficar e que deves conhecer.
É fundamental investir num bom plano de employer branding, pois este será promotor de um sentimento positivo sobre os colaboradores. Isto porque quanto mais os colaboradores divulgarem que estão satisfeitos com a organização, melhor será a imagem e reputação da empresa.
Coloca estas 7 formas infalíveis de atrair talento para a tua empresa em prática e verás como se torna mais fácil captares exatamente aquele candidato que melhor preenche os requisitos daquilo que procuras.
Concluindo
Nem sempre o processo de seleção corre como esperado, são várias as possíveis razões e, minimizá-las é o trabalho de um gestor de recursos humanos. Implementar novos modelos de recrutamento e seleção como forma de atingir esse objetivo é uma das estratégias do recrutador, pois o não sucesso do processo seletivo acarreta variáveis negativas para todos os intervenientes.
O marketing no processo de recrutamento e seleção acaba, então, por beneficiar as empresas uma vez que minimiza custos, proporciona visibilidade à organização chegando a um maior número de pessoas que terão, à partida, um maior interesse para a empresa.
E beneficia também os potenciais candidatos prevenindo problemas de adaptação, através desta estratégia e da divulgação de conteúdos, aumenta as probabilidades de selecionarmos um candidato que esteja alinhado com os valores e propósitos da empresa.
Este é um processo com o poder de mudar a forma como uma organização recruta e retém talento, pois o que as organizações são deve-se ao que os candidatos dizem que são.
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