Profissional De Marketing: O Que Faz E Qual O Perfil Que Deve Procurar?

À medida que o mundo profissional continua a crescer e a desenvolver-se, é comum que as organizações tentem acompanhar essa evolução e adequar os seus processos às novas exigências dos consumidores. Para que tal seja possível, têm de contar com uma equipa de profissionais qualificada e informada acerca das novas tendências no mundo do trabalho.

Neste sentido, um dos profissionais essenciais para tal efeito é o profissional de marketing, foco principal deste artigo, onde lhe vamos informar quais as suas principais funções e o qual o perfil que deve procurar quando recruta este tipo de especialistas.

equipa de profissionais de marketing digital a trabalhar

O Que É Um Profissional de Marketing?

Antes de passarmos às funções que um profissional de marketing executa, é necessário primeiro definir o que é o marketing. Ora, segundo Philip Kotler, considerado o pai do marketing moderno, o marketing é “uma atividade humana direcionada para a satisfação das necessidades e desejos através de um processo de troca de produtos ou serviços”. Através deste conceito, podemos definir o marketing como uma área bastante abrangente que consegue integrar diversas especialidades.

Portanto, um profissional de marketing é responsável por várias atividades resultantes em melhorias no posicionamento de uma marca, no aumento do lucro e no melhor relacionamento com os clientes. Além disso, atua para antecipar as novas tendências do mercado para satisfazer os desejos dos consumidores e potenciais clientes. É, ainda, encarregue pela divulgação e comunicação da marca, assim como os seus produtos ou serviços, além de ser responsável pela definição de estratégias para o bem futuro do negócio. As suas funções incluem a definição de metas, tanto para medir o sucesso das campanhas de marketing como para adquirir novos clientes, o estudo da concorrência, a definição do público-alvo, ou seja, o cliente ideal, a criação de conteúdos de valor, nomeadamente para as redes sociais, e a segmentação do mercado.

É importante também referir que com a constante aposta no mundo digital, o marketing digital é a área do marketing com maior aposta e que gera mais empregos atualmente. Deste modo, um profissional de marketing precisa de estar preparado para encarar as novas tecnologias e mudanças que podem acontecer ao longo do tempo.

Tipos de profissionais de Marketing

Como já foi referido, as transformações digitais têm contribuído para a alteração das responsabilidades dos profissionais de marketing. Desde a divulgação da internet que as práticas digitais ganharam força, o que vem exigir desses profissionais um vasto domínio e conhecimento da comunicação digital. Por este motivo é que atualmente o marketing é composto por novas áreas digitais, sendo elas:

1. Inbound Marketing

O inbound marketing são estratégias de atração e conversão de leads através da produção de conteúdo digital que gera valor para o negócio. Como? O objetivo do inbound marketing passa pela divulgação e apresentação da marca ao público-alvo, para que estes a vejam como a coisa certa no momento certo.

2. Marketing Cultural

O marketing cultural atua com estratégias que criam valor à marca, que passam por patrocínios e projetos culturais.

3. Marketing Estratégico

Tal como o nome indica, o marketing estratégico faz a gestão das exigências de marketing do mercado de forma estratégica, de modo a originar resultados para a empresa no curto, médio e longo prazo.

4. Marketing de relacionamento

Por se tratar do marketing de relacionamento, o foco está na construção e divulgação da marca para fidelizar clientes e, simultaneamente, estabelecer uma maior presença no mercado.

5. Marketing Operacional

O marketing operacional envolve a gestão das operações de marketing que possibilitem a conquista de objetivos da empresa de forma eficiente e estratégica.  

6. Produção de Conteúdo

A produção de conteúdo, ou seja, o desenvolvimento de materiais (textos, vídeos, animações, imagens) devem relevantes na atração de leads, ou seja, potenciais consumidores que mostram interesse pelo produto ou serviço que a empresa vende.

7. Marketing Digital

Como já foi referido na fase inicial deste artigo, o marketing digital é uma área popular tanto no lado académico como no lado profissional. Assim, é uma vertente do marketing que consiste no desenvolvimento de métodos, ao utilizar ferramentas específicas, de atrair os clientes no mundo digital, isto é, na internet. Por este motivo, torna-se necessário o planeamento de ações nas redes sociais, além da conservação de um bom relacionamento com os colaboradores e clientes. Adicionalmente, esta área também inclui a criação de campanhas via e-mail e o envio de newsletters, isto é, publicações fixas da empresa para os seus clientes.

8. E-Commerce

O e-commerce consiste no comércio online, ou seja, as lojas online. Neste sentido, é uma área que envolve a constante monitorização das compras efetuadas pelos clientes, que vão desde a disposição e layout dos produtos da empresa na página inicial do seu website até à definição das promoções em datas comemorativas, como o Natal ou Black Friday.  

Após a exposição de algumas áreas de atuação do marketing, apesar de distintas, todas elas irão envolver uma série de qualificações técnicas e ferramentas digitais que as diferenciam uma das outras. Contudo, há certas características que um profissional de marketing, independentemente da sua especialização, necessita de ter certos traços para conseguir originar à empresa os resultados desejados.

Qual o perfil que deve procurar num profissional de marketing?

Como já deve ter percebido até agora, um profissional de marketing competente que possibilite o sucesso das vendas de uma empresa precisa de uma série de atributos.

Em primeiro lugar, deve ser alguém criativo e inovador, capaz de se adaptar às mudanças constantes do mercado e aproveitá-las para o benefício da marca que representa. Além disso, resolver problemas de forma autónoma é outra competência essencial, assim como o espírito de iniciativa e proatividade na procura de novas soluções e estratégias de marketing. Uma característica necessária num profissional de marketing está na sua capacidade analítica, isto é, saber trabalhar e interpretar números, observar métricas e analisar dados para conseguir tomar as decisões certas. Por fim, mas não menos importante, são os atributos como a empatia, o espírito de equipa, a vontade de aprender e a boa comunicação que completam o perfil de um bom profissional de marketing.

recrutamento profissionais de marketing

Qual a importância de recrutar um bom profissional de marketing?

Embora muitos empresários ainda tenham dúvidas, a contratação de um bom profissional de marketing é uma etapa importante para o futuro sucesso de qualquer negócio. Por quê? Ora, como já foi dito, um profissional de marketing fica responsável pela exploração de todo o potencial de divulgação dos produtos ou serviços e sabe a melhor forma de responder às necessidades dos consumidores, contribuindo para a sua fidelização à marca. Além disso, melhora o posicionamento da empresa num mercado cada vez mais concorrente, ao saber como a destacar das restantes. Como? Através de ações digitais que a vão tornar única no mercado e facilmente detetada pelo seu público-alvo. Um bom profissional de marketing também conseguirá interligar as equipas internas de uma empresa e transformá-las em parceiras ao nutrir a comunicação.

No entanto, temos noção de que recrutar um bom profissional de marketing que deve preencher todos os requisitos necessários não é tarefa fácil. Principalmente no que diz respeito à vertente do marketing digital, por ser ainda um conceito recente. Porém, as empresas não necessitam de o fazer sozinhas. Podem recorrer a agências de recrutamento e seleção especializadas na área do marketing para a selecionar do melhor profissional nessa área.

A MKTalent possui a experiência e disponibilidade para recrutar o profissional de marketing que necessita na sua empresa, caso precise de ajuda contacte-nos. 

Conclusão

Mais do que o sucesso das vendas, um profissional de marketing digital é responsável por toda a estrutura de negociação de uma organização. Ele irá planear as ações de marketing que serão tomadas, o que vai refletir na sua imagem e notoriedade no exterior.

Por isso, esse profissional é cada vez mais importante para a competitividade organizacional, sendo que uma boa estratégia de marketing consegue fazer crescer ou falecer qualquer empresa. Certifique-se que dispõe do melhor profissional de marketing para que o seu negócio floresça.