10 sinais que mostram que a tua entrevista de emprego foi um sucesso
Entrevistas de emprego… Quem não fica ansioso só de ler estas palavras? Toda a pressão e formalidade associadas ao processo de recrutamento e seleção, despertam nos candidatos um certo nervosismo, levando-os muitas vezes a estas perguntas no final de uma entrevista de emprego: “Será que correu bem?”, “Terá sido suficiente para ficar com o trabalho?”.
É evidente que a única forma de saberes se, de facto, correu bem e vais ficar com o cargo, é aguardando pelo feedback do recrutador ou de outro membro da empresa.
Mas, enquanto isso, podes avaliar alguns sinais que basicamente respondem às perguntas que muitas vezes nos pairam na cabeça. Para isso, deixamos-te aqui 10 sinais que te podem ajudar a perceber se foste, ou não, um sucesso na entrevista:
1 – A entrevista foi parecendo, cada vez mais, uma normal conversa
Todas, ou quase todas, as entrevistas têm um tom mais formal, o que é normal dado o profissionalismo que se pretende transmitir de ambas as partes. No entanto, muitas vezes, quando as entrevistas correm bem, tornam-se mais fluídas passando a parecer quase uma conversa entre colegas de trabalho. A facilidade de diálogo entre ti e o recrutador só podem querer dizer uma coisa: tornaste mais fácil para ele te imaginar a dar às mil maravilhas com o resto da equipa.
2 – Estiveste na entrevista por mais tempo do que o esperado
O tempo de um recrutador é precioso, com uma agenda cada vez mais ocupada, é normal que tenham as entrevistas cronometradas ao milésimo de segundo. Mas tu reparaste que estiveste na entrevista mais tempo do que aquilo que era esperado? Isso quer dizer que o recrutador dedicou mais tempo, e sublinhamos aqui tempo precioso, para saber mais sobre ti, o que demonstra um interesse genuíno em conhecer-te.
3 – “Espera-se que nesta função faças…” vs “Espera-se que o candidato nesta função faça…”
O recrutador disse o que espera de ti na função em questão? Então isso é um sinal mais do que óbvio de que ele já te começa a imaginar, aos poucos, a desempenhar aquele cargo. E quantos mais detalhes dê daquilo que ele espera que tu faças, mais evidente se torna que és a pessoa ideal para a vaga.
4- O Entrevistador parece genuinamente interessado
Quando falaste sobre ti ou simplesmente respondeste às perguntas, sentiste interesse por parte do entrevistador? E como é que este interesse é percetível? Até na linguagem corporal: acenos de concordância, sorrisos, inclinar ligeiramente a postura. Encorajou-te a continuar a falar? Então é porque gostava realmente do que estava a ouvir.
5- Foste apresentado a outros membros da equipa
Se o recrutador te apresentou, em algum momento da entrevista, a um membro da equipa, este deve ser mais um sinal encorajador de que as coisas correram bem para o teu lado. Muito bem, aliás.
6- Ouves “quando” em vez de “se”
“Quando precisares de resolver o problema x, como vais proceder?” é bem diferente de “Se te encontrasses não situação x, como resolverias?”. Uma escolha de palavras pode, muito bem, ditar se ficaste ou não com o trabalho.
7- Já discutem bónus e regalias
Se o recrutador começa a discutir bónus, benefícios e todas as regalias que a organização tem para te oferecer, então esse é um grande indicador de que as coisas correm bem. Aqui as mesas rodam e é a empresa que está a demonstrar que te quer a trabalhar com eles, já não te estão a entrevistar, mas sim a “vender-te” a empresa.
Voltando à questão do tempo do recrutador ser precioso… se ele chegou a um ponto em que já terminou a entrevista formal e está a apresentar-se todas as vantagens de trabalhar ali, é uma indicação bastante clara de que estão interessados em contratar-te.
8 – A entrevista foi presencial e levam-te a conhecer as instalações
Este passo é tão importante como dar-te a conhecer à equipa. Ao mostrarem-te as instalações voltamos à questão anterior – já não te estão a entrevistar, estão a querer vender-te o cargo e a empresa.
9 – Contactaram as tuas referências
Entrar em contacto com as tuas referências após a entrevista é um sinal claro de que foi um sucesso e os recrutadores querem saber mais sobre ti, sobre a tua ética de trabalho, desempenho e experiências anteriores.
10 – No final, és informado sobre uma segunda fase de entrevistas
Poucos são os recrutamentos que se deixam ficar por uma entrevista. Se, quando a primeira termina, informam-te de uma segunda fase, isso quer dizer que serás um dos candidatos a serem selecionados para avançar no processo, ficando um passo mais próximo de conseguir o emprego.
Existem muitos outros sinais que te podem ajudar a perceber se a entrevista correu bem ou não. Mas nota que cada empresa tem as suas próprias regras e políticas de recrutamento e, como é evidente, a forma de ser e de estar varia de recrutador para recrutador.
Ainda assim, estes pequenos gestos e sinais que fomos falando, são comuns e todos eles bons indicadores de desempenho que te podem ajudar naquela ansiedade pós entrevista de emprego.
E o que é certo é que esta lista podia ser bem mais longa, mas reunimos apenas aqueles que consideramos serem mesmo os pontos fulcrais e, por norma, mais evidentes e facilmente detetáveis – como a escolha de palavras, linguagem corporal, inversão de poder, tempo despendido.
O último sinal, este sim, o derradeiro, é quando receberes um email ou uma chamada a dizer “O trabalho é teu.” e aí sim, celebra porque deste mais um passo na tua carreira!
Comments are closed.