7 Tendências de Recrutamento Para 2023
7 Tendências de Recrutamento para 2023 → Não é surpresa que o mercado de trabalho tem sofrido constantes alterações, seja na forma de como as empresas passaram a vender os seus produtos, mas também no que dão prioridade nas novas contratações. O mercado torna-se cada vez mais competitivo e com isso, o comportamento das empresas passa por transformações ano após ano.
Neste artigo vamos-te falar sobre as principais tendências no recrutamento para 2023 para que te possas preparar e até mesmo reinventar profissionalmente. Estas 7 tendências vão permitir que tenhas conhecimento sobre o que te espera no próximo ano se estiveres a planear mudar de emprego ou iniciar a tua carreira profissional.
1º Tendência de Recrutamento: Ano de estabilização – trabalho remoto
Após o período pandémico vivido, muitos processos organizacionais viram-se completamente reestruturados e modificados, o que teve um impacto enorme no processo seletivo. Com a aproximação do novo ano, 2023 vai ser responsável pela tão esperada reconstrução da área de aquisição de talentos. Nesse sentido irá se observar um recrutamento e seleção mais direcionado para o aspeto cultural, para a proposta de valor e o modelo de trabalho e não tanto para o aspeto salarial que outrora se destacava. Segundo um estudo efetuado por Hays, em 2023 irá haver uma preferência pelo regime de trabalho hibrido ou remoto, sendo algo que as empresas devem considerar quando efetuam o plano estratégico para o próximo ano, pois este tipo de modelo de trabalho exige uma certa organização por parte da mesma. Profissões que apostem maioritariamente no fator tecnológico, como o marketing digital, serão as mais afetadas por esta tendência.
2º Tendência de Recrutamento: Inteligência artificial no Recrutamento e Seleção
A crescente utilização de ferramentas de inteligência artificial no recrutamento e seleção é das tendências que mais irão se desenvolver em 2023. Porquê? A resposta é simples. Os softwares de captação de candidatos e armazenamento/tratamento de candidaturas fazem com que o processo de recrutamento e seleção avance mais rapidamente, uma vez que não requer o contacto humano. Portanto, a inteligência artificial aplicada ao recrutamento e seleção será das tendências de RH para 2023 mais indicadas e utilizadas para a triagem de candidatos ao indicar os que fazem melhor fit com a vaga em questão.
3º Tendência de Recrutamento: Lifelong Learning
Lifelong Learning, ou em português, “aprendizagem ao longo da vida”, é um conceito cada vez mais presente nos profissionais da atualidade. Resumidamente, ele refere-se ao desenvolvimento contínuo dos conhecimentos e competências que as pessoas vão adquirindo para além dos diplomas académicos. Nesse sentido, pode-se incluir formações, cursos e especializações que servem para o aprofundamento de técnicas em áreas específicas. Esta tendência terá um maior impacto em áreas digitais que se encontram em constante mudança devido às alterações do mercado, como é o caso do marketing digital, por exemplo.
4º Tendência de Recrutamento: Metaverso
O Metaverso, apesar de ter estado em alta já no último ano, a sua utilização nos RH é esperada em 2023. Este conceito aborda a realidade paralela onde um ser humano pode interagir no mundo virtual com base em avatares e, com isso, ter uma experiência real, mas num ambiente simulado. Nos RH, esta tendência poderá ser aplicada durante o processo de recrutamento (por exemplo, nas entrevistas aos candidatos), nos programas de formação e até na realização de reuniões à distância em profissões efetuadas remotamente.
5º Tendência de Recrutamento: Employee Experience
O Employee Experience, ou seja, as ações que visam o melhoramento da experiência dos colaboradores, será outra tendência para 2023. Tais ações incluem, por exemplo, uma política de trabalho flexível, ambientes físicos e culturais mais agradáveis e atraentes, para além da construção de comunidades dentro do local de trabalho, que estiveram em alta nos dois últimos. Por exemplo, a comunidade corporativa, ou seja, a criação de um ambiente onde todas as conquistas e eventos são compartilhados, faz com que os funcionários compartilhem informações, o que alimenta a aprendizagem dos restantes. Adicionalmente, contribuiu para a retenção dos melhores talentos e a diminuição do turnover. Tal tendência fará aumentar o sentimento de propósito organizacional, aumentando também a experiência global do colaborador na organização.
6º Tendência de Recrutamento: RH ágil – People Analytics
Outra das principais tendências do RH em 2023 é o recurso a dados de comportamentos, métricas e tendências referentes aos colaboradores da organização. A tal atividade denomina-se People Analytics, ou seja, a área de gestão de pessoas que utiliza os dados para ter uma visão mais analítica e precisa para efetuar essa mesma gestão. Este novo método será tendência para 2023, pois possibilita a avaliação do desempenho dos colaboradores, qual o perfil dos colaboradores e ainda estabelecer padrões comportamentais dentro da organização. Com base nisso, tem ainda a capacidade de auxiliar na retenção de talentos, ao prever quais aqueles que estão em risco de abandonar a organização.
7º Tendência de Recrutamento: Conhecimento tecnológico
A tecnologia, como se observou em anos anteriores, é uma componente fundamental nos RH e em 2023, essa importância vai acrescer. A tecnologia faz parte do dia-a-dia de cada indivíduo e, no contexto organizacional, é responsável por tornar o setor de RH mais estratégico e mais automatizado (a inteligência artificial e o People Analytics referidos anteriormente são dois exemplos disso). Para além disto, a tecnologia vai originar o aparecimento de novas profissões, cada vez mais digitais e específicas, o que vai tornar o papel dos recrutadores ainda mais desafiante.
Por este motivo, e mais do nunca, a tecnologia vai ter um papel ativo em 2023.
Conclusão
O ano de 2023 vai ser promissor, mas, simultaneamente, desafiante para os RH, pois será necessária uma estratégia ainda mais eficaz para atrair, recrutar, selecionar e posteriormente reter os talentos numa organização. Portanto, quanto mais avançada tecnologicamente estiver uma organização, tendo uma estratégia sólida e uma cultura atrativa, mais facilmente serão integradas as tendências referidas em 2023.