Soft Skills e Hard Skills: O “must have” do teu CV

Atualmente em vários setores, nomeadamente no Marketing Digital, tão importante como os anos de experiência e um diploma, são as Hard Skills – o saber fazer e implementar e as Soft Skills – a forma de ser e método de trabalho. 

Não penses que este artigo é sobre qual deste tipo de Skills é o mais importante, porque sinceramente não é uma competição. Na verdade, os recrutadores procuram ativamente por candidatos que tenham um mix de ambas, que conjuguem o melhor de dois mundos: a vertente prática, das mãos na massa, e a vertente mais relacionada com personalidade e qualidades.

Vamos perceber melhor do que se tratam e de que forma podes e deves evidenciar a informação no teu CV.

O que são as Soft Skills?

As Soft Skills estão relacionadas, principalmente, com a forma como lidamos com as outras pessoas: parceiros, colegas, clientes, etc. Englobam as competências interpessoais, sociais, emocionais e de comunicação e, muitas delas, nascem connosco. São difíceis de ensinar, complicadas de medir e transferíveis, isto é, não são específicas de um cargo ou função e acompanham-te independentemente do trabalho que estás a desempenhar.

O que nos leva a outro ponto…

Os recrutadores apreciam e valorizam as Soft Skills. Mas porquê? Vamos criar aqui um cenário entre dois potenciais candidatos.

O João é altamente qualificado, tem 5 anos de experiência na área e é, também, um bom comunicador e tem um ótimo sentido de liderança.
O Ricardo é altamente qualificado, tem 10 anos de experiência na área, no entanto, tem extrema dificuldade em trabalhar em equipa e comunicar com os colegas.

Adivinha quem os recrutadores vão colocar em primeiro lugar.
É esta a perspetiva e a realidade dos recrutamentos. São as Soft Skills que permitem que os membros das equipas sejam capazes de colaborar efetivamente uns com os outros e alcançar resultados sinérgicos.

Alguns exemplos de Soft Skills mais procuradas pelos recrutadores (que se consideras ter e ainda não mencionaste no teu CV, fá-lo as soon as possible) resumem-se aqui nesta lista: 

Trabalho/ espírito de equipa

É a capacidade de desenvolver tarefas em conjunto, contribuir para um ambiente harmonioso, saber pedir ajuda e ajudar os outros. Por falar nisso, já viste aqui as nossas dicas sobre como pedir ajuda no trabalho? Podes achá-las úteis se estiveres a começar num novo emprego.

Dentro desta Skill, existem pontos fortes que deves trabalhar: Honestidade, colaboração, empatia, comunicação, responsabilidade e escuta ativa.

Comunicação

É, no fundo, a capacidade de saber quais canais utilizar, como comunicar eficazmente com as diferentes partes. Aqui existe todo um mix de “Sub Skills”, assim lhe chamemos: 

  • Saber ouvir ativamente
  • Linguagem corporal e comunicação não verbal
  • Discurso e escrita claros
  • Confiança
  • Simpatia e empatia
  • Capacidade de negociação
  • Abertura a feedback, críticas construtivas e sugestões de outras partes
  • Storytelling

Gestão de tempo

É a capacidade de priorizar tarefas e respeitar deadlines. É fundamental porque permite-te ser mais produtivo, explorar mais oportunidades e tomar melhores decisões. O que deves trabalhar nesta Skill: saber atribuir prioridades às diferentes tarefas que tens em mão, delegar se puderes, estabelecer objetivos que te ajudem a alocar esforços, definir e cumprir deadlines para que exista sempre uma sensação de dever cumprido em cada etapa – o que te vai motivar a chegar até ao objetivo final.

Resolução de problemas 

É a capacidade de determinar o porquê de determinado problema estar a ocorrer e saber como resolvê-lo de uma forma rápida e eficiente. Para trabalhar esta Skill podes familiarizar-te com problemas recorrentes da área e respetivas soluções implementadas e observar e aprender com colegas mais experientes.

O que faz parte desta Skill? A capacidade de analisar, pesquisar, atingir conclusões, experimentar e testar, inovar e assumir responsabilidades.

Pensamento criativo

As habilidades de pensamento criativo incluem uma ampla gama de Soft Skills que permitem que vejas coisas comuns de uma perspetiva extraordinária. É, no fundo, a capacidade de encontrar soluções inovadoras para vários problemas.

Sentido de liderança

Ser um líder é algo bastante valorizado pelos recrutadores que procuram por profissionais proativos, com capacidade de gestão de equipa e de projetos.

Ser líder é saber gerir recursos da melhor forma sem, necessariamente, “dar ordens”. É, à partida, alguém com uma boa capacidade de tomada de decisão e com uma forte vertente comunicativa.

Organização

Dizem que a entropia é o estado natural das coisas… O que é verdade, mas até um certo ponto. O ponto em que as tuas habilidades profissionais entram em jogo. Se não tiveres capacidade de organização, muitas outras competências necessárias entram em conflito: acumulas stresse que cria repercussões a nível de desempenho do trabalho e até mesmo na tua vida pessoal e arriscas-te a deixar tarefas por cumprir.

Capacidade de tomada de decisão

Estas são aquelas Skills fundamentais para líderes e gestores de projetos. Várias decisões têm de ser tomadas ao longo de um dia de trabalho, a capacidade de refletir sobre as melhores opções e tomar uma decisão final, é uma habilidade bastante procurada e valorizada pelos recrutadores. Fica aqui uma lista de diferentes tipos de tomada de decisão que são importantes::

  • Por consenso
  • Baseada em dados
  • Ética
  • Compartilhadas
  • Em equipa

A lista podia continuar, existe uma infinidade de Skills importantes que acrescentam valor e te tornam num melhor profissional. Mas, como sabemos, o espaço do CV é bastante limitado o que nos obriga a selecionar cuidadosamente qual é a informação mais relevante para o cargo em específico. Diferentes cargos, procuram por diferentes requisitos. Portanto, sugerimos que sigas os seguintes passos:

  1. Identifica as Soft Skills mais procuradas naquela vaga – tão simples quanto olhares para a oferta de emprego e anotares aquilo que procuram.
  2. Faz uma lista mestre das tuas próprias Soft Skills – as que melhor te definem e que representam as tuas maiores forças.
  3. Compara a tua lista às tuas anotações sobre a vaga – é neste ponto que identificas as Soft Skills que DEVES colocar no CV. Concentra-te naquelas em que és mesmo excelente.
  4. Lista-as numa secção destinada apenas a isso, desta forma dás mais destaque a essa informação.
  5. Podes ainda usar a secção da experiência no CV para as realçares – o truque aqui passa por trabalhá-las nos teus bullet points na área das experiência profissional passada. As Soft Skills tornam-se bastante mais credíveis e poderosas se encontrares uma forma de as quantificar e contextualizar.
  6. Podes mencionar aqueles que melhor te definem. também na secção inicial relativa à tua apresentação.
  7. Acima de tudo, sê honesto naquilo que dizes.

Em resumo…

É importante realçar que muitas destas competências se tornaram ainda mais importantes num contexto de teletrabalho. Saber comunicar torna-se ainda mais essencial quando não temos contacto cara-a-cara, a gestão de tempo e a organização passam a ser, também, um fator-chave para conseguirmos ser produtivo em casa.

Mas atenção, de nada interessa dizeres que tens determinada Soft Skill sem contexto. Se queres que realmente essa característica seja evidenciada no teu CV, então apresenta-a junto com um exemplo em concreto.

E as Hard Skills? O que são?

As Hard Skills, em contraste, são mais fáceis de ensinar e de medir. Consistem nas habilidades e competências técnicas que são específicas numa determinada função e que podem ser facilmente obtidas através de treino e formação.

E como deves colocá-las no teu CV?
Em primeiro lugar, não faças copy paste das Skills que pensas que tens de candidatura para candidatura. Analisa a descrição de cada vaga a que te pretendes candidatar e identifica as competências chave que são procuradas. Depois, tal como na lógica das Soft Skills, cria uma lista baseada naquilo que encontraste e evidencia as tuas forças que coincidem exatamente com aquilo que é procurado na vaga de emprego.

As Hard Skills assim mais gerais são estas aqui:

As competências técnicas

Ou seja, o conhecimento especializado e a experiência em determinada área; a habilidade para usar determinada ferramenta ou software.

As competências de computador

Este tipo de competências referem-se, basicamente, às habilidades para utilizar software e hardware do básico ao altamente especializado.

No mercado de trabalho atual, este tipo de competências são uma necessidade em qualquer setor, por isso, certifica-te que os incluis no teu CV, especialmente se te estiveres a candidatar a empregos de escritório e se o anúncio de emprego exigir por detalhes deste género.

As competências analíticas

Aqui engloba tudo o que tenha a ver com dados: desde a sua recolha, análise, interpretação e apresentação. Muitas vezes, independentemente do cargo, se conseguires provar que tens aptidão para esta vertente, o recrutador vai-te atribuir alguns pontos de bónus. No Marketing Digital, nomeadamente, esta é uma Skill bastante valorizada.

Mas há muitas mais, dependendo das especificidades de cada cargo.

Em conclusão: O que podemos dizer que melhor diferencia as Soft das Hard Skills:

  • As empresas podem ensinar uma nova ferramenta a um colaborador, mas dificilmente conseguem mudar o seu carácter e ensinar-lhes sobre senso comum.
  • As Hard Skills podem ser ensinadas e testadas: são conhecimentos que vamos aprendendo ao longo da vida: na escola, emprego, cursos. Já as Soft Skills são os traços característicos que nos definem e que nos foram moldando ao longo da infância, juventude e vida adulta.
  • Os recrutadores e empresas procuram por candidatos que tenham um mix das duas vertentes.

Portanto o melhor conselho que te podemos dar é que conjugues as duas vertentes e as trabalhes ao máximo.

E depois disso, estás pronto para uma entrevista de sucesso!

Enquanto as Hard Skills, relacionadas com questões mais práticas, são um requisito importante para ser considerado em determinada vaga, as Soft Skills são extras valiosos que te vão fazer destacar dos restantes candidatos. É mais fácil para as empresas fazerem uma formação para aprofundar determinada Hard Skill, do que treinar os colaboradores a, por exemplo, melhorar a capacidade de comunicação. Ou o tens, ou não o tens, tão simples quanto isso.

No fundo, os recrutadores procuram ativamente por candidatos com Skills híbridas, isto é, aquelas pessoas que têm uma combinação de Soft e Hard Skills. Por isso, deves mesmo enfatizar ambas vertentes no processo de recrutamento. Desta forma, se tiveres em falha alguma Hard Skill requisitada para aquele cargo, compensas com uma Soft Skill que sabes que vai ser extremamente valorizada. Por exemplo, se o trabalho ao qual de candidatas tem imensos projetos de grupo, enfatiza a tua experiência a trabalhar em equipa e a tua facilidade em comunicar com os colegas.

Dá asas às tuas Soft Skills , usa-as a teu favor num prisma profissional e, enquanto isso, continua a investir nas tuas Hard Skills: no teu conhecimento, na tua formação. É assim que garantes que és um profissional de excelência.