Publicidade Online: o que é, porque é importante, e por onde pode começar?

Publicidade Online: o que é, porque é importante, e por onde pode começar? → A publicidade é um recurso utilizado desde a década dos anos 50 como estratégia para promover e lançar produtos e/ou serviços de uma marca/empresa por possibilitar que os empresários aumentem o seu volume de vendas e, com isso, conservem a sua organização no mercado. 

Nos seus anos iniciais, a Publicidade Offline era o principal meio utilizado pelas empresas com o objetivo de tornarem a sua marca familiar. Contudo, com o crescimento do mundo digital, a Publicidade Online tem ganhado cada vez mais dimensão, resultando na transformação de várias empresas.

Neste artigo, pretendemos esclarecer o que é, de facto, a publicidade online, o que a torna importante e como deve iniciar o seu percurso na utilização deste novo recurso.

O Que é Publicidade Online?

A Publicidade Online consiste na utilização de fontes digitais, como sites, blogs, redes sociais e e-mail marketing, onde a sua principal função está inserida no acréscimo da facilidade com que os consumidores irão ficar a conhecer a sua empresa para que consiga vender os seus produtos e serviços de forma abundante através de uma estratégia digital assertiva. 

A Publicidade Online, ao contrário da Publicidade Offline, tem a capacidade de alcançar o público-alvo indicado para a sua marca através de diversas plataformas e canais online. É um recurso acessível a todas as empresas, o que explica o seu rápido crescimento no mercado empresarial.

Tipos de Publicidade Online

Para tirar proveito dos resultados que a Publicidade Online pode gerar na sua empresa, é fundamental entender que existem vários tipos com propósitos distintos.

De seguida, iremos expor diferentes tipos de publicidade online e a sua definição para um melhor esclarecimento sobre o assunto:

Social Ads

As redes sociais são um canal digital com um crescente potencial. Não só são eficazes para a sua estratégia de marketing digital como também para o lançamento de publicidade online. Por esta razão, os anúncios nas redes sociais tendem a oferecer os melhores resultados, uma vez que a sua criação é efetuada em plataformas especificas, como no caso do Facebook, Instagram, Youtube, Linkedin e Twitter. Além disso, é uma forma de segmentar o seu público-alvo de forma eficiente de maneira a escolher o tipo de pessoas que quer alcançar.

Os social ads possibilitam diferentes formatos e segmentações, o que proporciona um alcance ainda maior a mais pessoas e também posiciona a marca de forma mais adequada para obter os melhores resultados. De forma a selecionar qual a plataforma de redes sociais mais indicada para o seu negócio, tudo dependerá do tipo de mercado em que se encontra inserido.

E-mail Marketing

Durante muito tempo, o envio de e-mails publicitários em massa dominou a forma de como se efetuava publicidade online. No entanto, agora é apenas visto como algo intrusivo e ineficaz. 

O e-mail marketing, na realidade, não tem nada a ver com isso. Apesar de, em teoria, consistir em publicidade enviada por e-mail, em prática é a camuflagem de promoções e anúncios em mensagens quotidianas e amigáveis que os utilizadores não vão ter a necessidade de apagar. 

Com base em pesquisas efetuadas no ano de 2018, 52% das empresas qualificam-se como bem posicionadas no que diz respeito a sua estratégia de e-mail marketing e 78% dos utilizadores gostam de receber newsletters. Tal pode ser explicado pelo facto dos utilizadores autorizarem esse recebimento de e-mail marketing ao invés de serem bombardeados com e-mails indesejados. É fundamental possuir listas saudáveis e enviar conteúdo de valor aos seus clientes para que esta estratégia funcione da melhor maneira. E, de facto, o e-mail marketing deve ser visto mais como um componente da estratégia de marketing do que uma forma de fazer publicidade online.

Google Ads

Esta ferramenta é responsável pela criação de links patrocinados que permitem a divulgação do seu produto e/ou serviço na internet, ou seja, podem ajudar as empresas a alcançar pessoas que efetuam pesquisas online especificas. De um modo geral, o objetivo dos Google Ads é criar campanhas de anúncios online que irão aparecer nos diferentes portais da Google. O responsável por este tipo de anúncios pagos são os gestores de tráfego. Um gestor de tráfego é o profissional encarregue pela organização e análise da procura do mercado, pela criação e gestão dos anúncios pagos para gerar as vendas desejadas. 

A ferramenta de anúncios da Google, a Google Adwords, ajuda a posicionar os sites das empresas no início de uma página de pesquisa e a divulgar determinados conteúdos em banners posicionados nesses mesmos sites. Um banner é a forma mais comum de fazer anúncios, uma vez que foram os primeiros a aparecer na internet. Deste modo, consiste na colocação de um anúncio em diferentes formatos, tamanhos e design num local estratégico dentro de uma página web. Este método tem a possibilidade de fortalecer uma marca e de efetuar venda direta ao posicioná-la na consciência do público. Além disso, com a sua utilização, terá a oportunidade de atrair clientes e aumentar as suas vendas. 

SEO ou Tráfego Orgânico

A otimização de sites para motores de pesquisa SEO é atualmente já um dos principais parceiros no que toca à prospeção e visibilidade de campanhas publicitárias online. SEO (Search Engine Optimization) ou Tráfego Pago trata-se de técnicas e estratégias para posicionar melhor qualquer site nos resultados de pesquisas dos consumidores sem recurso a investimento monetário, ao contrário dos anúncios pagos. 

Assim, torna-se uma forma mais barata de divulgar os seus produtos e/ou serviços, além de realçar a sua organização face às outras empresas e aumentar o tráfego e taxa de conversão.

Blogs

A publicidade em blogs é um tipo de publicidade indireta que é normalmente realizada em modo de storytelling com o intuito de ocultar a publicidade em si atrás de uma história ou de uma reflexão. Sendo um tipo de publicidade online ainda recente, várias empresas ainda não estão conscientes das suas vantagens.

A publicidade em blogs é uma publicidade colaborativa onde é necessário a contratação de profissionais específicos, como copywriters, para que a escrita de artigos seja bem realizada para promover os seus produtos e/ou serviços.

Assim, se sabe quais os blogs seguidos e/ou pesquisados pelo seu público-alvo, então esta será uma ótima escolha para angariar tráfego qualificado.

Remarking

O remarking, mesmo não constituindo um tipo de publicidade online mas sim um recurso para tal, torna a experiência do utilizador que entra em contacto com a sua marca ainda mais personalizada. Ora, por permitir a criação de anúncios para utilizadores que já visitaram o seu site, mas não fizeram nenhuma conversão, serve como uma espécie de segunda oportunidade para conquistar essas pessoas.

Por que é que preciso de publicidade online na minha empresa?

Investir em publicidade online pode originar várias vantagens para a sua empresa. 

Em primeiro lugar, promove o aparecimento de resultados rápidos, uma vez que alcança um maior número de clientes e, consequentemente, aumenta as suas vendas. 

Adicionalmente, é um recurso escalável, ou seja, possibilita a manipulação do aumento e redução de campanhas ou até mesmo a sua pausa consoante as necessidades e orçamento financeiro da sua empresa. 

Além disso, é bastante segmentável desde a localização geográfica até à idade do público-alvo, o que possibilita a escolha e precisão de quem vê os anúncios. 

A publicidade online, além de custar menos do que a publicidade offline, é acessível a qualquer pessoa por não existir um valor mínimo de investimento obrigatório em anúncios, isto é, não terá de colocar o seu orçamento em risco.

Por fim, é um método mensurável que permite determinar, em tempo real, os resultados das campanhas online, tanto em cliques quanto em compras geradas, e quais as melhores keywords que originam mais vendas ou maior retorno do investimento (ROI).

recrutamento profissionais de marketing

Por onde posso começar? 

Para iniciar a sua aposta em publicidade online, deve primeiro se envolver completamente no mundo do marketing digital e perceber todos os seus componentes. 

Neste sentido, recomendamos que se inscreva em cursos online dedicados ao marketing digital para enriquecer os seus conhecimentos e começar, assim, a sua viagem na publicidade online. Sugerimos o PAD (Programa de Aceleração Digital) como um excelente curso que te vai fazer crescer na área do marketing digital.

Adicionalmente, propomos a formação e contratação de uma equipa de marketing digital para a sua empresa que deve ser constituída por profissionais especializados nas diversas áreas do marketing digital, para que a sua atuação seja bem-sucedida. Essa contratação não necessita de ser feita exclusivamente por si. Pode deixar essa tarefa para nós, a MKTalent e teremos todo o gosto em ajudá-lo! 

Contudo, se os seus objetivos organizacionais não passam pela formação de uma equipa interna dedicada ao marketing digital ou se simplesmente não possui meios financeiros para tal, poderá sempre recorrer ao outsourcing ao contratar agências de marketing digital ou freelancers na área para iniciar a sua presença na publicidade online.

Conclusão

Percebeu a importância da publicidade online na transformação da sua empresa? Sendo um método preciso, acessível e simples, tem aqui uma das principais ferramentas para melhorar o seu negócio. Procure ser criativo com os seus anúncios, com objetivos e investimento bem definidos para cada tipo de publicidade que pretende utilizar, para criar bons resultados para a sua organização.