Qual A Importância De Um Bom Recrutamento?

Qual A Importância De Um Bom Recrutamento? → Ao longo da evolução corrente do mercado de trabalho, a expressão “o que faz a organização são as pessoas” tem sido cada vez mais utilizada como medida de sucesso organizacional. Neste sentido, o departamento de recursos humanos funciona como pilar desse sucesso, uma vez que possui a responsabilidade de recrutar e selecionar os melhores profissionais que irão constituir o capital humano da empresa.

Mas qual será verdadeiramente a importância de um bom recrutamento? E o que define realmente um bom recrutamento?

O presente artigo irá responder a estas questões e proporcionar-te dicas de como constituir um bom recrutamento para que a tua organização possua os melhores profissionais que vão de encontro às tuas expectativas.

O Que É Um Bom Recrutamento?

O departamento de Recursos Humanos opera com a gestão das pessoas, nomeadamente o processo de recrutamento e seleção. Este processo de recrutamento e seleção engloba as práticas mais utilizadas pelas empresas, tendo o potencial de funcionar como vantagem competitiva face à concorrência. Estas práticas vão depender das necessidades de contratação da empresa assim como da sua cultura organizacional.

Portanto, o que é o recrutamento e seleção? O processo de recrutamento e seleção é de extremamente importância para o crescimento de qualquer organização e engloba, geralmente, 4 etapas complementares: 

  1. Recrutar, 
  2. Avaliar, 
  3. Selecionar e 
  4. Contratar.

Constituindo o meio através do qual os novos colaboradores são incluídos na organização.

Neste sentido, um bom recrutamento engloba a procura dos profissionais certos que possibilitem o crescimento, desenvolvimento e sucesso da organização. Para tal, os profissionais de recursos humanos devem garantir que os candidatos irão ocupar os cargos conforme as suas capacidades técnicas, ou seja, que irão ser direcionados para as funções corretas.

recrutamento profissionais de marketing

Por Que É Que Um Bom Recrutamento É Importante?

A importância de um bom recrutamento está assente na ideia de que, ao se selecionar os candidatos ideias para os cargos adequados, a constante perda de tempo com sessões de formação desnecessárias ou troca de cargos no futuro serão evitadas. 

Para além disto, profissionais capacitados adequam-se mais rapidamente aos objetivos definidos pela empresa, havendo uma menor probabilidade de abandono por parte dos mesmos. 

Se a organização transmitir confiança e credibilidade no recrutamento e seleção, irá usufruir, no longo prazo, de um aumento da produtividade, diminuição de custos gerados pelos despedimentos e, com isso, irá transmitir uma imagem positiva ao mercado exterior.

Como Fazer Um Bom Recrutamento?

Para que o processo de recrutamento seja executado com sucesso, todas as etapas abordadas anteriormente, isto é, recrutar, avaliar, selecionar e contratar, terão de ser praticadas de forma cautelosa e planeadas previamente. Além disso, todo esse cuidado exige do gestor de recursos humanos um olhar crítico e alinhado com os objetivos da instituição.

Neste sentido, se o processo de recrutamento e seleção do departamento de recursos humanos da tua empresa ainda apresenta pontos que podem e devem ser melhorados, preparamos para ti 4 dicas que constituem alguns elementos que tornam o recrutamento e seleção num processo estratégico.

Importancia de um bom recrutamento

1. Define Bem As Vagas Que O Teu Recrutamento Precisa De Preencher

Antes de mais, é necessário que o gestor ou gestores de recursos humanos da tua organização enumerem todas as vagas disponíveis, assim como especificarem outros parâmetros como as competências, requisitos, salário, benefícios, carga horária, entre outros. Tal ação irá simplificar a análise do orçamento disponível para cada setor.

2. Enquadra A Tua Empresa Com o Perfil dos Candidatos Recrutados

Após o início do processo de recrutamento, é essencial analisar qual o modelo existente na tua empresa. Cada vez mais as organizações seguem padrões estruturais mais horizontais com forte investimento em inovação para atraírem profissionais de gerações mais novas. Contudo, existem ainda empresas que se enquadram em padrões mais tradicionais. Tal deve ser levado em consideração no que diz respeito ao enquadramento do perfil dos candidatos com a cultura da tua organização.

3. Faz O Match De Objetivos No Recrutamento

Quando passares para a fase de avaliação do candidato, é extremamente importante que sejam verificados os ideais do mesmo, isto é, se o seu propósito vai de acordo com os objetivos, missão e valores da tua organização para haver compatibilidade entre ambos.

4. Cria Diretrizes Eficazes Para As Tuas Entrevistas

A necessidade de realizar entrevistas de uma forma eficaz é algo já compreendido por vários profissionais de recursos humanos. Para tal, recomendamos que os profissionais responsáveis pelas entrevistas se comportem como embaixadores da tua organização, uma vez que esse será o primeiro contacto que o candidato terá com a tua empresa. Além disso, oferecer feedback da entrevista é essencial mesmo se o candidato não seja selecionado, pois serve como forma de aprendizagem que poderá ser útil para a sua futura carreira profissional. Ainda neste sentido, aplicar diretrizes à entrevista é outra maneira de garantir que esta ocorra de forma eficaz, não esquecendo a permanência de um discurso educado e claro. Por fim, é essencial evitar atrasos para não haverem perdas de tempo para nenhuma das partes envolvidas.

Como avaliar se fizeste um bom recrutamento?

O capital humano é, sem dúvida, o ativo mais valioso dentro de uma empresa. São as pessoas que impulsionam o crescimento do negócio, que se comprometem pela criação e desenvolvimento dos projetos, sendo responsáveis pela criação de um bom ambiente de trabalho. 

Se a organização não possuir harmonia no local de trabalho, não conseguirá alcançar as suas metas e a sua sobrevivência no mercado de trabalho ficará em risco.

Entendendo a importância do processo de recrutamento e seleção, tens de ter em atenção estes aspetos para perceberes se o recrutamento efetuado foi realmente bem-sucedido:

Importância de um bom recrutamento

1. Diminuição do Turnover

A queda do índice de rotatividade é um bom indicador de que o teu processo de recrutamento foi bem efetuado. Cada despedimento, seja voluntário ou involuntário, traz custos monetários para a empresa, já para não falar que a produtividade fica também comprometida, uma vez que a equipa fica sobrecarregada de responsabilidades após a constante saída de colaboradores da empresa.

2. Aumento da Produtividade

Ao referir recrutamento, é abordado também a captação e a escolha dos melhores profissionais para a vaga, isto é, aqueles que se encontram melhor preparados para os desafios da organização. Candidatos mais confiantes, com melhores qualificações e seguros do seu talento e potencial tendem a demonstrar maior comprometimento com as suas responsabilidades e um melhor desempenho, conduzindo ao aumento dos níveis de produtividade da organização. Este perfil de candidato tem o desejo de apresentar os melhores resultados possíveis e de autodesenvolver constantemente, constituindo um exemplo de um bom recrutamento.

3. Melhoria no Desenvolvimento dos Colaboradores

Um bom recrutamento será evidente na união entre a empresa e o candidato. Este trabalho em equipa, ou seja, a combinação entre as necessidades da função e da empresa com os interesses do colaborador irá fortalecer a relação entre ambos e contribuir para a constante vontade de melhoraria mútua, principalmente por parte do colaborador. Ao se sentir acolhido pela empresa, irá se sentir motivado para aprender e apresentar um bom desempenho na função para o qual foi selecionado, o que facilita o seu desenvolvimento na empresa.

Conclusão

O processo de recrutamento e seleção é de extrema importância para a organização na medida que viabilizará o sucesso do negócio. A importância do recrutamento não passa apenas pela contratação do indivíduo com as melhores qualificações técnicas ou com o melhor currículo. Passa também pela partilha de valores, objetivos, ambições com a tua organização.

Como foi elaborado ao longo deste artigo, a inexistência de um processo de recrutamento estruturado ou mal executado poderá causar consequências graves na tua empresa, e custar-te tempo, recursos e dinheiro. Por isso mesmo: é hora de colocares mãos à obra.