Contratar Equipa ou Agência de Marketing Digital?
Contratar Equipa ou Agência de Marketing Digital? → Com o crescimento da componente digital no mercado de trabalho, várias empresas têm a consciência de que o marketing digital é essencial para o crescimento do negócio, de forma a se destacarem da concorrência. Contudo, surge sempre a dúvida se devem recorrer a este recurso de forma interna ou se devem contratar uma entidade externa para tal.
O seguinte artigo pretende esclarecer esta mesma dúvida ao apresentar as vantagens e desvantagens de contratar equipa ou uma agência de marketing digital, para o ajudar a tomar a decisão certa conforme os objetivos da sua empresa.
Porque precisas de investir em marketing digital?
Como se tem vindo a comprovar com o passar dos anos, o marketing já não deve ser definido como um setor secundário. Apenas com alguns anos de existência, o marketing digital é o responsável por transformar o processo de vendas, sublinhando a importância do departamento de marketing nas organizações.
Sendo o digital uma realidade democrática, onde várias empresas disputam entre si a atenção dos consumidores, a conquista pelo seu espaço digital torna-se apenas possível com o investimento em marketing digital. Para tal, é necessário o desenvolvimento de uma estratégia de marketing que possibilita a captura dos consumidores, pois só assim é que as organizações se conseguirão manter competitivas dentro deste mundo e conquistar cada vez mais resultados de qualidade.
Se quer saber mais detalhes sobre a importância de investir em marketing digital, recomendamos que leia o nosso artigo “Porque é importante investires em marketing digital no teu negócio?”.
Para prosseguir nesse caminho do digital, terá de definir se deve apostar numa equipa interna de marketing digital ou se deve antes optar pela contratação de uma agência de marketing digital. Neste sentido, iremos explicar cada modelo e de que forma pode contribuir para atingir os resultados pretendidos.
Investir em equipa interna de marketing digital: vantagens e desvantagens
Possuir uma equipa interna de marketing digital pode trazer as suas vantagens e desvantagens para a sua organização.
Ao montar uma equipa destinada ao marketing digital, irá possuir internamente um conjunto de profissionais na sua empresa que estarão apenas focados no seu negócio. Além disso, a velocidade de comunicação torna-se mais rápida e mais clara, sem que haja necessidade pela intervenção de terceiros. Existe maior foco, uma vez que todos os membros da equipa terão a sua atenção no mesmo projeto, o que também possibilita a colocação de ações pontuais com maior velocidade.
No entanto, por contratar uma equipa terá de recorrer a sessões de formação para transmitir os valores do seu negócio, um processo que leva tempo. Adicionalmente, esse processo de contratação não é simples, uma vez que encontrar profissionais qualificados no mercado pode ser difícil.
Ao montar uma equipa interna de marketing digital, deve ter em mente que esta deve ser diversificada, ou seja, composta por um designer, copywriter, gestor de redes sociais, gestor de campanhas… De forma a que a sua atuação seja completa. Perante isto, deve considerar que estas contratações podem requerer um maior investimento do que contratar uma agência de marketing digital.
Se precisar de ajuda na contratação de uma equipa de marketing interna com profissionais de marketing digital qualificados para a sua empresa fale com a MKTALENT.
Contratar uma agência de marketing digital: vantagens e desvantagens
Apostar na terceirização do marketing digital para uma empresa realmente especialista na área pode ser mais eficiente. A maior vantagem em contratar uma agência de marketing digital está presente no facto de esta conter profissionais qualificados no assunto, o que permite que tenha acesso a pessoas experientes nas várias áreas do marketing digital. Ao recorrer ao outsourcing dos serviços de uma agência de marketing digital, estará a contratar uma equipa com know-how acima da média e com experiência suficiente no mercado.
Outra vantagem deste modelo está assente no fator financeiro, isto é, preocupações como o pagamento de salários, impostos, benefícios e material de escritório como computadores deixariam de existir. Iria também minimizar custos ao não ter de adquirir programas, softwares e plataformas essenciais de marketing digital.
Além disso, com as constantes mudanças das práticas de vendas e novas tendências de comunicação, as agências de marketing digital têm uma melhor capacidade de se manterem atentas a tais transformações. Tal fará garantir que a sua empresa estará sempre alinhada com as práticas mais recentes do mercado.
Ao comparar os dois modelos observa-se que, ao montar uma equipa interna há uma maior perda de tempo na gestão da mesma, enquanto a contratação de uma agência permite que direcione a sua concentração em tarefas mais estratégicas e importantes para o seu negócio. Aliás, é uma opção com melhor custo-benefício, uma vez que não requer gastos com a manutenção de um departamento de marketing, mas continua a conseguir gerar resultados de alta qualidade.
Contudo, optar pela contratação de uma agência de marketing digital pode dificultar a comunicação, uma vez que esta será maioritariamente efetuada por email. É importante priorizar a comunicação entre ambas as partes para que o processo esteja alinhado conforme os objetivos da sua empresa.
Como escolher a melhor opção para o meu negócio?
Para concluir, a melhor escolha para o seu negócio, ou seja, se monta uma equipa interna de marketing digital ou se contrata uma agência de marketing digital, vai depender da dimensão da sua empresa assim como os objetivos traçados por si.
Por um lado, pequenos negócios que não possuam a ambição de crescer serão capazes de suportar uma equipa interna dedicada ao marketing digital.
Por outro lado, empresas que visam a obtenção de resultados cada vez melhores, dificilmente o conseguirão com alguns profissionais. Neste caso, o recurso a uma agência será mais vantajoso, pois permitiria a criação de campanhas mais fortes realmente capazes de impactar o seu público-alvo.
Contratar uma equipa interna ou contratar uma agência de marketing digital?
Obter sucesso através do marketing digital é algo trabalhoso, sendo necessário a criação de estratégias efetivas com foco nos resultados. Quando deparado com a decisão se deve contratar uma equipa interna ou optar pelo outsourcing, a sua escolha vai depender dos objetivos que definiu para a sua empresa, quais as metas que pretende alcançar e as necessidades que quer satisfazer, constituindo uma decisão que só você pode fazer.
Caso opte pela contratação de equipa, a MKTalent está disposta a ajudá-lo a conquistar os seus objetivos organizacionais, por isso contacte-nos e agende já uma reunião!
O que os nossos Clientes dizem sobre os nossos serviços de contratação?
“O processo com a MKTalent foi muito rápido e, em pouco mais de 1 mês, tínhamos o processo fechado. Os candidatos que nos fizeram chegar encaixavam no pretendido tornando a escolha difícil! Foi um processo rápido, eficaz e de um profissionalismo exemplar! Conseguimos com rapidez e sem grande esforço, a pessoa certa para integrar o nosso projeto. Recomendo vivamente os seus serviços!”
Magda Noronha – Shopping.pt
Gestora de Negócio