Como Criar e Contratar Uma Equipa De Marketing Digital Do Zero Numa Empresa? → O Marketing Digital é, sem dúvida, o que veio revolucionar o modelo de negócio de várias empresas no longo prazo. Veio não só proporcionar novas oportunidades de crescimento com a integração de novos canais de comunicação, como também acompanhar a evolução das necessidades dos consumidores. Cada vez mais, empresas de todo mundo têm vindo a usufruir do marketing digital como uma ferramenta fundamental perante um mercado cada vez mais competitivo. Sendo o marketing uma área fundamentalmente baseada nas competências e especialidades da sua equipa e nas ferramentas que auxiliam e permitem a execução de cada estratégia, tem-se tonado cada vez mais importante a criação de uma equipa de marketing digital que seja eficiente e que consiga lidar com as exigências do mercado.
Com o presente artigo pretendemos abordar os seguintes aspetos de forma a auxiliá-lo a montar a equipa ideal de marketing digital:
O que considerar primeiro antes de criar uma equipa de marketing?
Como identificar as suas necessidades para começar com equipa de marketing digital?
Como contratar a sua equipa de marketing digital?
Como formar a sua equipa de marketing digital?
Como medir os resultados da sua equipa de marketing digital?
Como crescer a sua equipa de marketing digital?
3 Fatores a Considerar Antes de Montar a Sua Equipa de Marketing Digital
Antes de montar uma equipa de marketing digital, primeiro é fundamental entender: o que é uma equipa de marketing digital?
Resumidamente, uma equipa de marketing digital é um conjunto de profissionais que cuidam das tendências do setor, ou seja, são responsáveis pela gestão das redes sociais dos clientes, pela criação de campanhas, pela criação de landing pages, redação de artigos e monitorização de resultados.
Uma equipa de marketing terá de ter um conjunto de objetivos na sua rotina de trabalho. Esses objetivos devem ser compartilhamos por todos os membros da equipa e devem ser sempre relacionados com os seus clientes.
De um modo geral, esses objetivos podem-se resumir num só: gerar oportunidades de vendas para o seu negócio. O marketing precisa de profissionais de diversas especialidades, uma vez que devem acompanhar as mudanças tecnológicas de forma a se tornarem multidisciplinares.
Existem, então, 3 fatores que deve ter em consideração antes de montar a sua equipa de marketing digital:
1. Tamanho da Empresa
A dimensão da sua empresa é um fator decisivo tanto para ter a consciência do tamanho da equipa que quer formar como para definir qual deve ser o perfil dos candidatos contratados. Pequenas empresas terão a necessidade de poucos profissionais com um perfil mais geral, já grandes negócios precisarão de equipas mais complexas, com especialistas em áreas mais específicas.
2. Desafios a Ultrapassar
Que tipo de desafios de marketing a sua empresa terá de ultrapassar? Quais os objetivos a definir para que esse processo seja mais eficiente?
Responder a estas questões irá ajudá-lo a entender que tipo de pessoas terá de contratar para que o objetivo que definiu seja alcançado. Além disso, vai permitir que entenda os tipos de personalidade e estilos de trabalho que deve combinar para montar a equipa indicada.
3. Subcontratar ou Não?
Quando uma dada empresa decide apostar em estratégias de marketing digital, a primeira questão que se coloca é se aposta na criação de uma equipa interna ou se recorre à subcontratação ou, em certos casos, se incorpora ambos. Essa decisão vai naturalmente depender do tamanho da empresa, da sua situação financeira e quais as suas prioridades no longo prazo. A realidade é que todas essas opções trazem vantagens como desvantagens para a organização que devem ser tidas em consideração antes de efetuar a decisão final. Cabe a si avaliar o que é melhor para o seu negócio.
Como identificar as suas necessidades para começar com equipa de marketing digital?
Para começar uma equipa de marketing digital, é fundamental perceber as necessidades da sua empresa, olhar para o seu organograma e entender o que necessita. Mas qual a melhor forma de identificar essas necessidades?
Essa identificação passa por perceber, em primeiro lugar, os objetivos que pretende alcançar.
O que quer ganhar? O que quer fazer como resultado do seu planeamento estratégico?
Responder as estas questões vai assisti-lo na definição das necessidades da sua empresa.
Depois, é fundamental perceber quem é o seu público-alvo, ou seja, quais os consumidores que pretende alcançar com o seu produto e/ou serviço. Esse público-alvo deve ser o mais segmentado possível para que o seu produto e/ou serviço seja, de facto, relevante para eles.
Além disso, tem de perceber quais os canais de comunicação mais frequentados por esse segmento de clientes para que consiga reter mais informações sobre os seus potenciais consumidores e, com isso, criar uma estratégia de marketing que vai ao encontro às suas expectativas.
Como contratar a sua equipa de marketing digital?
Contratar os profissionais indicados para a sua equipa de marketing digital será uma tarefa desafiadora, mas importante para obter os resultados que pretende.
Meter as mãos à obra e simplesmente procurar os candidatos indicados não é tão simples como pode parecer.
Antes de tomar esse passo deve definir com precisão o perfil ideal para a vaga e, com isso, montar o perfil ideal dos candidatos que pretende recrutar. Além disso, deve ter um conhecimento detalhado acerca da vaga para qual vai contratar para que recrute os melhores perfis para fazerem parte da sua empresa.
Acrescento que a redação de uma boa descrição da vaga vai ajudá-lo a filtrar os candidatos que não se adequam à posição e entrevistas presenciais, análises de currículos e referências de empregos anteriores são ótimas formas de entender as competências técnicas e pessoais do candidato e se este vai de encontro à cultura da sua empresa.
Após isso e quando iniciar o processo de recrutamento, utilize ferramentas como o LinkedIn para a seleção de profissionais já formados e com um nível profissional maís sénior.
Caso esteja à procura de estagiários, lugares como universidades dedicadas ao marketing, design, jornalismo e publicidade serão os mais indicados.
Como formar a sua equipa de marketing digital?
Antes de formar a sua equipa de marketing digital, é fundamental selecionar qual a área do marketing digital que pretende explorar. O marketing digital apresenta um leque de áreas variadas que vão desde o marketing direcionado para redes sociais até campanhas de anúncios pagos, SEO e marketing de conteúdo. Antes de avançar para as etapas seguintes, é necessário que tenha bem presente em que áreas pretende atuar, ou seja, se serão em todos os ramos do marketing digital ou se será num ramo específico.
Adicionalmente, montar uma equipa de marketing digital requer organização. É comum que agências de marketing sejam entendidas como desorganizadas, onde o ambiente de trabalho não aparenta ser o mais indicado para enriquecer a produtividade. Para contornar isso, deve iniciar pela definição e criação de áreas próprias que possibilitem uma melhor organização. Exemplo disso é a divisão da equipa em áreas concretas do marketing digital como, por exemplo: marketing de redes sociais, marketing de conteúdo, SEO, tráfego pago, design gráfico, web design e e-commerce.
Como medir os resultados da sua equipa de marketing digital?
Na área do marketing, a qualificação dos resultados é um passo importante para que os profissionais envolvidos se mantenham atualizados com os padrões do mercado.
Esses resultados podem ser observados, em primeiro lugar, nos níveis de satisfação dos seus clientes. Uma vez que uma equipa de marketing digital eficiente está sempre à procura pelas opiniões dos consumidores para melhorar as ações da empresa e solucionar os possíveis problemas, manter os clientes e conquistar novos é um bom sinal de que a sua equipa de marketing digital está num bom caminho.
Adicionalmente, a imagem da sua empresa, nomeadamente a reputação que esta possui no mercado assim como o volume de vendas são outros indicadores de que possui uma equipa adequada.
Como crescer a sua equipa de marketing digital?
O crescimento da sua equipa de marketing digital está, de um modo geral, dependente de si. Dentro de qualquer equipa promover o constante feedback é fundamental e tem de partir de si. A troca de informações servirá como forma de contribuir para o crescimento pessoal e profissional de todos e criará um ambiente mais forte para atingir os objetivos definidos. Para fazer crescer a sua equipa de marketing digital aposte também no investimento em formações, workshops e eventos que abordem conteúdos que a equipa precisa de dominar. A produção de conteúdo é uma forma incrível de fazer crescer as qualificações dos membros do grupo por permitir a recolha de vasta informação e a organização de ideias, o que os torna mais eficazes na resolução de problemas de marketing e criação de novas ideias.
Conclusão
O departamento de marketing é o setor responsável por conduzir a marca da sua empresa para o mercado, daí a sua relevância no sucesso de qualquer organização. Como tal, construir a equipa indicada é algo desafiante que deve ser executado da melhor maneira possível. Como foi afirmado ao longo deste artigo, o processo de criação de uma equipa de marketing digital envolve paciência, tempo, meios financeiros e comprometimento. Deve ser bem planeado para que a sua execução seja a mais positiva. Se seguir estes passos, garanto-lhe que terá uma maior probabilidade de formar a melhor equipa de marketing digital para a sua empresa.
O que os nossos Clientes dizem sobre os nossos serviços de contratação?
“A MKTalent ajudou-nos no processo de recrutamento de recursos humanos que necessitávamos para a nossa empresa e foi muito diligente no processo, e na apresentação de candidatos com o perfil que pretendíamos. O processo decorreu de forma profissional e atenciosa o que nos permitiu encontrar os profissionais adequados às nossas necessidades. O apoio da MKTalent foi fundamental para agilizar todo o processo de recrutamento.”
Pedro Catarino – MoneyLab Partner & CIO
O Moneylab precisava de impulsionar os seus resultados no digital construindo uma equipa interna. A MKTalent aconselhou o tipo de profissional que a empresa precisava e fez o processo de recrutamento em poucas semanas, encontrando as pessoas certas que faltavam para a equipa consolidar a sua estratégia digital.
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